ANÁLISE E PERSPECTIVAS DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE GUANAMBI



No dia 04 de Dezembro de 2007, foi publicada a Lei Nº 223, que instituiu o Plano Diretor Participativo do Município de Guanambi, na gestão do Prefeito Nilo Coelho e do Vice-Prefeito Charles Fernandes.

O Plano Diretor Participativo de Guanambi foi elaborado em um processo democrático e com ampla participação da sociedade civil com a realização de plenárias, reuniões e consultas com as presenças de mais de 8 mil pessoas dos bairros, distritos e zona rural do município.

O Núcleo Gestor Local e os membros da Equipe Técnica elaboraram o Relatório de Leitura Técnica com 178 páginas. O relatório fez abordagem sobre os dados históricos, localização do município, educação, serviços essenciais, comunicação, indústria, comércio e agricultura, obras e urbanismo, saúde, entre outros temas.

O presente documento busca elaborar a leitura técnica, referente ao Plano Diretor Participativo do Município de Guanambi, usando a sua adequação ao Estatuto da Cidade, conforme Lei Federal 10.257/01.

O Plano Diretor é um instrumento organizado e realizado pela Prefeitura de Guanambi, que tem como objetivo definir o padrão de desenvolvimento da ocupação urbana do município. É por meio deste que devem ser identificadas e analisadas as características físicas, as atividades predominantes e as vocações do município, bem como as situações, problemas trazidos e potencialidades, para que em conjunto a sociedade e prefeitura possam determinar a forma de crescimento a ser promovida, buscando a qualidade de vida da população.

O Município de Guanambi passa por um período de mudanças, onde se torna fundamental estimular o futuro com desenvolvimento equilibrado e sustentável.

O relatório tem o objetivo de apresentar a leitura técnica do município, a partir de dados existentes na prefeitura e de fontes secundárias, visando à promoção e discussão do processo de construção do Plano Diretor Participativo.

A implantação do Plano Diretor Participativo de Guanambi, nestes sete anos de vigência, foi fundamental para a política municipal de desenvolvimento e expansão urbana e de planejamento e gestão territorial do município.

A análise crítica dos aspectos positivos e negativos, desde a implantação do PDP de Guanambi, é fundamental para diagnosticar os avanços e identificar novos desafios para o desenvolvimento sustentável da cidade.

A Lei Nº 223 de 04/12/2007 versa sobre os princípios da política territorial com o objetivo garantir a plena realização da função social da cidade e da propriedade, consolidar a cidadania e a participação social, tendo como princípios básicos o desenvolvimento sustentável, a universalização do acesso aos bens e equipamentos públicos, a inclusão socioeconômica de todos os munícipes, a preservação do meio ambiente natural e construído, a democratização da gestão territorial, o respeito aos direitos culturais e territoriais das comunidades tradicionais, o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade e a democratização do planejamento e gestão territorial.

A nomeação do Conselho da Cidade, através de proposta de nossa autoria, foi um importante passo para o processo de democratização e a sua principal atribuição é monitorar, fiscalizar e avaliar a implantação do Plano Diretor. Na prática, o Conselho da Cidade não tem funcionado, tendo em vista que na sua composição 60% são de representantes dos diversos segmentos da sociedade civil.

Na análise crítica de implantação do PDP destacamos importantes desafios para o avanço do desenvolvimento sustentável da cidade:
  • Aterramentos das lagoas e escoamento das águas fluviais;
  • Lixo e resíduos sólidos;
  • Mobilidade, trânsito e transporte público;
  • Revitalização da feira livre e construção do CEASA;
  • Resolução do problema da Lagoa de João Amaral;
  • Construção de áreas de lazer e esporte nos bairros mais carentes;
  • Construção do Mirante do Monte Pascoal e revitalização da área e do Lajedo    Novo;
  • Implantação do projeto de turismo doméstico e regional em Ceraíma e no Parque Ecoturístico do Poço do Magro;
  • Implantação do Projeto de restauração do Casarão dos Barros em Mutãs;
  • Fiscalização da implantação dos loteamentos e de combate à especulação imobiliária;
  • Recuperação e revitalização do Riacho do Belém;
  • Política social de combate à violência;
  • Pavimentação e construção de praças nos bairros mais carentes;
  • Inauguração do SAC Fixo;
  • Funcionamento da UPA;
  • Construção de ciclovia no anel viário e implantação de ciclovias interligando os bairros ao centro da cidade;
  • Implantação da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com políticas públicas voltadas para a juventude de Guanambi.


Comemoramos a importância da implantação do PDP de Guanambi e destacamos a necessidade do funcionamento efetivo do Conselho da Cidade e revisão do Plano Diretor de Guanambi.

Conferência aprova projeto do Plano Diretor Participativo de Guanambi
27/05/2007 - Por: Asses. de Imprensa PMG



Fotos:

Conferência aprova projeto do Plano Diretor Participativo de Guanambi

Após oito meses de intensa discussão com a participação ativa do poder publico municipal e a sociedade civil organizada, os trabalhos do Plano Diretor Participativo de Guanambi chega a sua fase final, após a realização de dezenas de oficinas comunitárias nos bairros, associações rurais e assembléias populares. Com base nas sugestões e reivindicações apresentadas, a Prefeitura Municipal apresentou a comunidade o anteprojeto de lei complementar que será votado pela Câmara Municipal durante a I Conferencia Municipal do plano.

A Conferência

Com a participação dos delegados eleitos pelo poder publico e a sociedade, o evento realizado na ultima sexta dia 25, foi bastante representativo, onde os delegados apreciaram o anteprojeto e fizeram várias modificações ao texto. Participaram os assessores jurídicos do município Euclides Junior e José Lúcio Nogueira, o Presidente da Câmara Elder Guimarães, o vice Prefeito Charles Fernandes, a representante da Confederação Nacional do Municípios Dra. Maria Quitéria e o Coordenador Geral do Plano Diretor Geovane Mercês Alves, além do Vereador José Carlos Lélis (Latinha) representante do grupo gestor.


As lideranças presentes destacaram o caráter participativo do plano. Na avaliação do vereador Latinha, “o plano contempla todas as demandas do município, é progressista e aponta na direção de um grande futuro para Guanambi”.


O Presidente da Câmara Elder Guimarães, ressaltou que “o grupo gestor com apoio político do Prefeito Nilo Coelho realizou um grande trabalho que vem pronto para aprovação do legislativo”.
O coordenador do plano, Geovane Mercês avalia que o projeto “coloca Guanambi em um patamar elevado, vai direcionar a atual e as futuras administrações com propostas que irão garantir o desenvolvimento social e o ordenamento da cidade”.


A representante da Confederação Nacional dos Municípios – CMN, Dra. Maria Quitéria afirmou que “poucos municípios no Brasil, elaborou um Plano Diretor tão representativo com apoio da sociedade, com a vontade política do Prefeito, colocando Guanambi como exemplo para o país”.


Ainda durante a conferência a Diretora da Polimeg e integrante da Comissão do Plano Diretor, Maria das Graças Cotrim recebeu uma placa de agradecimento do vice Prefeito Charles Fernandes pela sua atuação destacada nos trabalhos de elaboração do Plano Diretor.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão