Solar dos Barros em Mutans: a espera de um milagre


 
Terça, 04 de Novembro de 2014  
 
O Solar dos Barros como é mais conhecidos um imóvel localizado no distrito de Mutans resiste bravamente a implacável ação do tempo e o descaso do poder público. Construído no início da década de 60 ás margens da Lagoa da Espera em uma encosta que liga o centro comercial à parte baixa da represa, o prédio lembra em muito o Elevador Lacerda cartão postal de Salvador.

Construído pelo senhor Osvaldino José de Barros que ali resi
diu com sua família composta de nove filhos. Passou em mãos de outros proprietários até ser adquirida pelo município na gestão da prefeita Sizaltina Donato. Contudo o Solar dos Barros sucumbe-se e não deve suportar por muito tempo. Um ícone da história e da cultura do povo guanambiense, uma obra arquitetônica de tamanha importância está abandonado. Avizinhando o período chuvoso, o futuro do casarão é nebuloso.

Espera-se que não venha a acontecer com uma obra tão importante do ponto de vista histórico-cultural como é o Solar dos Barros, o que aconteceu com a antiga sede da prefeitura de Guanambi localizada ao lado do Bradesco. Ao invés de ser tombada e preservada, foi engolida pelo famigerado comércio imobiliário.

Disse a professora e historiadora italiana Emília Viotti da Costa: “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer no presente e no futuro, os mesmos erros do passado!”

Por 
Bonny Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão