"Lava-jato" prova que corrupção é livre

Blog Por Escrito

Data: 17/11/2014
10:08:32
As revelações da Operação Lava-jato sobre a corrupção na Petrobras, envolvendo políticos, empresários, funcionários, partidos e sabe-se lá quem mais, demonstram pelo menos uma verdade: como é deficiente no Brasil a investigação de crimes contra o patrimônio público!

Parece um paradoxo, que logo se desfaz pela informação de que um “ex-braço direito” de um ex-dirigente da estatal preso sexta-feira fez acordo de delação premiada para devolver R$ 252 milhões, que foram parar em seu poder ao longo de nove anos de recebimento de propina, fora o que não se conhece.

Não se trata de um homem do topo, mas de um subalterno do quarto ou quinto escalão, o que nos leva a imaginar o que estariam fazendo esse tempo todo, além da Polícia Federal, o Ministério Público, a Corregedoria Geral da União e tantos outros órgãos que deveriam atuar nesse combate.

Foi o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, quem veio a público dizer que as perdas da Petrobras com o esquema chegam a R$ 3 bilhões, constatação que não gerou absolutamente nenhuma providência para conter ou evitar os desvios.

Admitindo-se que tais estimativas são sempre feitas por baixo, não haverá cálculo suficiente para precisar quanto o país perde com milhares de fontes de corrupção jorrando livremente. As “operações” ganham as manchetes, mas pouquíssimo representam diante do quadro de putrefação geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão