Lagoas de Guanambi com os dias contados


14/10/2014 | Por:Bonny Silva   
O perímetro urbano guanambiense é permeado de muitas lagoas. Tal condição natural foi decisiva para a formação e desenvolvimento da cidade. Junto com o crescimento e valorização imobiliária surgem conflitos de ordem ambiental que a princípio passam despercebidos.

Grande parte das lagoas está sendo aterrada indiscriminadamente. O poder público tem sido leniente com a situação, sendo uma incerteza o futuro daqueles que construirão nestes locais. Todos os tipos de detritos são transformados em aterro e a estabilidade desses terrenos é um enigma que poderá custar muito a ser decifrado.

Nas décadas de 80 e 90 Guanambi teve sua população aumentada em 90% saindo de pouco mais de trinta e um mil habitantes mais de sessenta e cinco mil. Cresceu desordenada, tendo bairros construídos em lajedos e lagoas e o próprio município ainda paga a conta até hoje.

É preciso tirar lições do passado estabelecendo uma convivência sustentável e harmoniosa com o meio ambiente. Caso contrário, gerações próximas poderão pagar um preço muito alto pela omissão dos dias atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão