Candidatos buscam vices no Sertão. Desde 1986, região é disputada

Fenômeno começou com eleição de Waldir Pires
DO BAHIA TODO DIA | 02/04/2014 | 16h48

Repetindo um périplo que se iniciou em 1986, quando Waldir Pires foi a Guanambi, no sudoeste baiano, buscar Nilo Coelho para ser o vice na chapa que derrotaria Josaphat Marinho (diga-se ACM) nas eleições daquele ano, os pré-candidatos ao governo da Bahia se voltam para o sertão a fim de ali encontrar o companheiro de jornada. Buscam legitimidade para uma disputa que se prenuncia cada dia mais acirrada.

Na possibilidade já quase certa de sair candidato pelo DEM, Paulo Souto já acertou o seu vice, segundo fontes ouvidas pelo BAHIA TODO DIA. Repetirá a chapa de 2010, com o ex-governador e ex-prefeito de Guanambi Nilo Coelho (PSDB). Ficaria em aberto a vaga ao Senado. Até poucos dias, dava-se como certa a indicação de João Gualberto, ex-prefeito de Mata de São João, para a vaga de vice, mas o raciocínio é que um nome do sudoeste agrega muito mais densidade eleitoral.

O mesmo raciocínio estaria fazendo Lídice da Mata (PSB). Informações obtidas pelo site dão conta que na impossibilidade de formar uma chapa com outros partidos que lhe confiram força eleitoral, a socialista lançaria mão de uma solução dentro do próprio partido. O nome seria Eduardo Vasconcelos, ex-prefeito de Brumado.

Importante lembrar que ao indicar João Leão (PP) como vice de Rui Costa (PT), o governador Wagner, além de tempo de televisão e densidade política no Estado, também terminou agregando o fator sertão ao seu projeto, uma vez que Leão tem o Oeste e Sudoeste do Estado como principais bases eleitorais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão