NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PORTO SUL OCORRE NESTA SEXTA (21)

Bahia econômica


 


Novas audiências públicas sobre o projeto do Porto Sul acontecem nesta semana. Após encontro ontem (19), em Salvador, agora é a vez de Ilhéus receber amanhã (21) a audiência sobre o porto, referente à seleção de acionistas para a Sociedade de Propósito Especifico (SPE), que tem a finalidade de construir, operar e explorar o Terminal de Utilização Privado (TUP) da Zona de Apoio Logístico (ZAL) e respectivas instalações portuárias.

A construção do Porto Sul, em Ilhéus, teve outorga publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013. A expectativa do governo baiano é que a licitação seja concluída até junho.

“A criação do complexo Porto Sul chega para ser um eixo logístico com a capacidade de agregar ao sul e ao oeste baiano soluções capazes de colocar o Brasil entre os maiores fornecedores de minérios e grãos do mundo”, diz o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões.

O projeto do Porto Sul contempla uma retroárea com 1.224,9 hectares, ponte de acesso marítimo, píer com quebra-mar a 3,5 km da costa.  Mais acesso terrestre e dragagem de 16,5 milhões de metros cúbicos. A construção do Porto Sul faz parte do Complexo Intermodal, que inclui a construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, e de um novo aeroporto em Ilhéus.  Um dos objetivos desse projeto é descentralizar investimentos e a operação de cargas, hoje concentradas na grande Salvador.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão