Ministra Eliana Calmon é destaque na aula inaugural do curso de Direito da FG



O curso de Direito da Faculdade Guanambi realizou, na última quarta-feira (29), aula inaugural do semestre 2014.1, com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. Alunos, professores do Colegiado de Direito, advogados e autoridades locais e regionais, lotaram o auditório da Câmara Municipal de Guanambi para prestigiar o evento.

A ministra falou para uma platéia atenta sobre ética nas relações sociais, destacando que pensar em ética é pensar em equilíbrio social, “pensar no outro, naquilo que é bom para o coletivo”. Calmon destacou a história da ética na política e sociedade brasileira, destacando o marco que foi a Constituição promulgada em 1988.

A ministra fez um paralelo entre ética e a defesa dos direitos sociais, tendo o texto magno da Constituição de 1988 como divisor de águas na consolidação de políticas públicas que priorizam o social e não o individual. “Como juíza coube a mim defender os direitos individuais. A partir da Constituição de 1988, nós mudamos esta forma de ser, e passamos a defender a propriedade privada quando ela tem função social”, declarou.
Em sua palestra, Eliana Calmon falou, ainda, sobre inclusão social, Lei de Responsabilidade Fiscal, corrupção na política e importância dos movimentos sociais. A ministra destacou a alegria em poder visitar Guanambi e participar da aula inaugural do curso de Direito.

A coordenadora do curso de Direito da FG, Profª. Cátia Guimarães, destacou a importância da presença da ministra Eliana Calmon, salientando que a mesma é referência no meio jurídico acadêmico brasileiro. “Precisamos de mais exemplos como a ministra”, disse. Guimarães ressaltou a busca por um ensino qualificado na FG, destacando a chegada do Prof. Dr. Lenio Strek e Prof. Dr. Fábio de Oliveira, renomados juristas brasileiros, ao quadro de professores pesquisadores da instituição.

“A FG está entre as instituições privadas mais importantes da Bahia, graças ao esforço de todos os que fazem parte deste projeto”, disse, enfatizando a formação da primeira turma de Mestrado Interinstitucional em Direito do Nordeste, fruto da parceria entre Universidade Estácio de Sá e Faculdade Guanambi.

O vice-coordenador do curso, Prof. Raphael Almeida, agradeceu a presença da ministra Eliana Calmon e salientou a alegria da FG em recebê-la na aula inaugural do curso de Direito. “Para nós foi uma grande honra contar com a presença da ministra, que prestigiou este evento com uma brilhante palestra”, concluiu.

* Confira as fotos do evento em nossa fanpage: www.facebook.com/portalfg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão