CASA ANTIGA NO CENTRO DA CIDADE, PÁGINA DA HISTÓRIA ESQUECIDA DE NOSSO POVO

 
“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer no presente e no futuro, os mesmos erros do passado!” A citação é da profe...ssora e historiadora Emília Viotti da Costa que nos remete a uma reflexão.

 Guanambi hoje uma das vinte cidades mais importantes da Bahia com mais de 84 mil habitantes, com uma economia consolidada à base de prestadora de serviços, tornando-se polo regional de saúde e educação.

Mas padece da falta de cuidados com sua história. A sede da antiga prefeitura no Centro da cidade foi ao chão para dar lugar a novos edifícios e uma página de nossa história foi rasgada sem que ninguém fizesse qualquer intervenção.

O solar dos Barros em Mutans resiste bravamente a todos os tipos de agressões e pede por socorro. Um imóvel localizado no centro de Guanambi, na Rua D. Pedro II silenciosamente também espera por algum tipo de proteção. Embora seja de propriedade particular é preciso se tombado e incorporado ao patrimônio histórico e cultural do município.

Caso providências não seja tomadas nesse sentido, daqui a pouco a maior parte de nossa história estará apenas na memória dos nossos avós...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão