Wagner anuncia novos secretários

Tribuna da Bahia

por
Fernanda Chagas
Publicada em 15/01/2014 06:57:50
Conforme a Tribuna antecipou, o governador Jaques Wagner (PT) anunciará de forma oficial hoje a tão esperada mudança no seu secretariado por conta da desincompatibilização dos auxiliares, que irão disputar uma vaga na próxima eleição. No entanto, ontem mesmo o governador antecipou a maioria dos novos titulares do seu time. O PDT manterá o comando da pasta de Ciência e Tecnologia. Com isso, a ex-vereadora Andréa Mendonça irá para o lugar de Paulo Câmera, que buscará uma vaga na Assembleia Legislativa.
“O PDT me mandou três nomes e eu vou acatar a preferência interna da legenda, que é Andréa Mendonça”, declarou durante visita às obras de duplicação da Avenida Pinto de Aguiar. Para a secretaria de Desenvolvimento Social, hoje ocupada por Moema Gramacho, irá o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa. Moema almeja uma vaga na Câmara Federal.
Enquanto isso, para o lugar de Lisboa na Serin irá o secretário de Desenvolvimento Urbano, que a pedido do governador desistiu de pleitear uma vaga a deputado federal. Em seu lugar na Sedur, assume o engenheiro Manuel Ribeiro, vindo da OAS. “No lugar do secretário Cícero, entra o secretário Manuel Ribeiro. Vem da iniciativa privada, já foi diretor de empresa, é uma pessoa experiente, que foi responsável pela Via Expressa. Estava afastado da iniciativa privada, eu convidei e ele aceitou”, frisou. Na Agricultura, o PP também manteve o espaço, conforme reforçou Wagner, e Eduardo Salles será substituído pelo então chefe de gabinete Jairo Carneiro.
Indefinições são poucas
Para a pasta de Turismo, o PR indicou o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Seção Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão. No entanto, ontem o chefe do executivo baiano não confirmou. A decisão deve sair hoje, apesar de o partido já dar como certa a indicação.
O martelo também já teria sido batido na pasta da Saúde e deve assumir no lugar de Jorge Solla o chefe de gabinete, Washington Couto. Para o lugar do secretário de Comunicação Robinson Almeida não está descartado que a chefe de gabinete, Marlupe Caldas assuma. Contudo, o governador anunciou que assim como o secretário da Casa Civil, Rui Costa, candidato a sua sucessão, e o vice-governador Otto Alencar, Robinson Almeida não deixará imediatamente a equipe. “Ele está concluindo um trabalho na área do Pacto Pela Vida e eu não quero interromper. Ele deve ficar por, pelo menos, mais um mês e meio”.
O PRB deve indicar o substituto de Almiro Sena para a secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Três nomes já teriam sido indicados: os deputados Acelino Popó Freitas e o Bispo Márcio Marinho, além da vereadora de Salvador Tia Eron. Por fim, Wagner afirmou que o secretário de Planejamento, José Sergio Gabrielli, cotado para coordenar a campanha de Rui Costa, não será candidato a nada e só deixa o Planejamento estadual caso tenha vontade. O governador finaliza a elaboração da reforma nesta terça ou, no máximo, quarta-feira (15).

Para a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) o Partido Republicano  indicou ainda o filiado Jorge Washington Olivaes Filho, desconhecido no meio político e o ex-prefeito de Igaporã, Deusdeth Fagundes, que é um urbanista, cujos nomes ainda estariam sendo avaliados pelo governador. Para a Bahiatursa, que estava sendo cobiçada pelo recém-criado Solidariedade, a aposta é que  fique à cargo do atual diretor de Relações Nacionais do órgão, Fernando Ferrero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão