Eliana Calmon se filia ao PSB e será lançada candidata ao Senado Federal

Presença da caravana de Guanambi no ato PSB-REDE.

Tribuna da Bahia

por
Daniela Pereira
Publicada em 19/12/2013 06:29:41
Foto: Romildo de Jesus
A filiação à Rede Sustentabilidade, durante solenidade ocorrida na Pupileira, Nazaré
A filiação à Rede Sustentabilidade, durante solenidade ocorrida na Pupileira, Nazaré


Na noite de ontem, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, se filiou à Rede Sustentabilidade, durante solenidade ocorrida na Pupileira, Nazaré. O evento contou com a presença do governador de Pernambuco e pré-candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e da ex-senadora Marina Silva. Na ocasião, o presidente nacional da sigla e a líder da Rede destacaram o currículo de Eliana Calmon e comemoraram o ingresso da ministra na política, através de lançamento da pré-candidatura ao Senado pelo PSB.
Durante o discurso, a baiana Eliana Calmon agradeceu o apoio do partido e se emocionou ao citar o término da carreira no judiciário e o início na política. “Em primeiro lugar quero agradecer a maneira afetuosa como fui recepcionada e em seguida quero dizer que minha aposentadoria saiu hoje (ontem) e eu levei cerca de 170 processos para julgar. Muitos me perguntam se tenho experiência em política e eu respondo que não há atividade mais política do que julgar. Julgar é perceber as pessoas. Isso é política e eu não me sinto estranha em entrar nesse mundo. O PSB foi o primeiro partido a me procurar e logo em seguida a Marina, que sempre admirei como pessoa. Ontem chorei porque deixei uma carreira de 34 anos, mas hoje posso sorrir porque tenho novos amigos”, disse emocionada.
O governador de Pernambuco destacou a força da representação da união entre Marina Silva e Eliana Calmon. “É uma enorme emoção ver duas mulheres de muita força unida em uma causa única. Esse ato simbólico que ocorre hoje (ontem), que é a chegada de Eliana a Rede e ao PSB representa uma legião de brasileiros que prezam pela honestidade e comprometimento. Quero dizer a ministra que se julgar não é fácil, se submeter é um julgamento é um ato de coragem. E foi isso que ela fez ao deixar a Corte, após anos de carreira brilhante, para se juntar a nós”, ressaltou.
Já a ex-senadora e pré-candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, Marina Silva, destacou a filiação oficialmente de Calmon ao PSB, que ocorre hoje no Espaço Unique (Av. Tancredo Neves). “É uma felicidade para a Rede de Sustentabilidade estar recebendo Eduardo Campos e nossa eterna ministra Eliana Calmon. Hoje é apenas um ato simbólico, mas a filiação oficial será amanhã. Estamos muito felizes por vocês estarem aqui. A Bahia tem no acolhido e tenho certeza que amanhã será uma grande festa”, afirmou.
Lídice e Campos destacam perfil de luta contra a corrupção
A senadora Lídice da Mata, pré-candidata ao governo do Estado, destacou o perfil fortemente vinculado à luta contra a corrupção e os desmandos. “Isso é fundamental no momento em que vivemos no Brasil, o momento que de um lado a democracia se fortalece após completados 25 anos da Constituição, e de outro a sociedadefica mais exigente justamente porque não se sente mais ameaçada por nenhuma força que lhe roube a liberdade. O Brasil quer avançar mais, quer democratizar a democracia, quer escolher instrumentos novos de participação democrática e isso exige a participação na política de gente como Eliana Calmon, gente em quem as pessoas sintam que podem confiar”, declarou.
Também presente na solenidade o secretário de Turismo na Bahia, Domingos Leonelli, disse que o nome de Eliana Calmon como candidata ao Senado pela Bahia representa oxigenação da política. “Essa aliança é bastante produtiva e competitiva. Para a Bahia isso significa oxigenação da política. Eliana representa humanismo, ética, unida à experiência política e também ética de Lídice. É uma aliança sólida, baseada em princípios”, pontuou.
Apresentado durante o evento como “futuro presidente do Brasil”, o governador de Pernambuco e líder nacional do PSB, Eduardo Campos, rasgou elogios a ex-senadora Marina Silva e a ex-ministra Eliana Calmon. Campos classificou a baiana como “uma referência da vida pública brasileira” e fez uma relação do evento com a filiação de Marina Silva ao PSB. Com um discurso pautado por mudanças estruturais para o futuro e com um pé no desenvolvimento sustentável – que adotou após a adesão de Marina – o presidenciável também comparou a eleição dele para o governo pernambucano com a possibilidade de Eliana Calmon vencer a disputa para o Senado.
“Com a experiência de quem já partiu com 4% [de intenções de voto], contra duas máquinas poderosas e em cima de um caixote na feira e de um carrinho de som, contra grandes trios... Ganhando a consciência e envolvendo as pessoas, como Marina envolveu em 2010... Estou seguro que aqui estamos dando um grande passo para melhorar a Bahia, o Brasil, e a política. Se não melhorarmos a política não vamos melhorar nada no Brasil”, declarou Campos, que também creditou à ex-senadora o fato de Eliana Calmon ter ingressado no PSB, o que aconteceu devido à ex-senadora e “através da Rede”.
Eliana Calmon Alves nasceu em Salvador, onde formou-se em Direito pela universidade Federal da Bahia. Foi aprovada em concurso para o cargo de Procuradora de República pelo estado de Pernambuco e posteriormente para o de juíza federal. Atuou no TRE da Bahia e no TRF da 1ª Região.Em 1999, tornou-se a primeira mulher a assumir vaga como ministra do STF. Entre as diversas medidas adotadas, estão as investigações de irregularidades nos tribunais e a adoção de investigações sobre a evolução patrimonial dos juízes para esclarecer acusações de improbidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão