Bahia Notícias: Festa do PSB da Bahia

Quinta, 19 de Dezembro de 2013 - 16:20

Em discurso de candidata, Lídice critica dualismo PT-PSDB e fala em vencer no 1º turno

por Rodrigo Aguiar
Em discurso de candidata, Lídice critica dualismo PT-PSDB e fala em vencer no 1º turno
Foto: Rodrigo Aguiar / Bahia Notícias
A senadora Lídice da Mata adotou definitivamente o discurso de candidata a governo da Bahia nesta quinta-feira (19), durante ato de filiação da ex-ministra do STJ Eliana Calmon ao PSB, no Unique Eventos, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Durante entrevista coletiva, Lídice criticou o dualismo PT-PSDB (“Brasil é plural”) e a costura de grandes alianças políticas com o objetivo de conseguir tempo de televisão, ao defender que os agrupamentos deveriam ocorrer apenas no segundo turno dos pleitos, com o lançamento de candidaturas de todos os partidos no primeiro turno. A parlamentar evitou comentar um possível segundo turno na eleição do próximo ano no estado. “Tentarei ganhar no primeiro turno”, desviou. A antiga aliada de Jaques Wagner avisou que não fará campanha “no contraponto” à atual administração, mas disse que é preciso pensar “a Bahia do futuro”. “Esta conformação de forças não está representando o povo. Isso está claro nas pesquisas. Se ela estivesse representando, o candidato do governo estaria no primeiro lugar. Isso significa dizer que o povo baiano busca outra candidatura para ir adiante”, avaliou. Postulante ao Palácio do Planalto, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, adotou o mesmo discurso, ao falar sobre o governo federal petista. “Em determinado momento, o que a gente viu foi um recuo para o chamado governismo de coalizão, onde as práticas que tinham sido reclamadas por nós no passado começaram a ganhar expressão. Nos achamos no dever político e cívico de apresentar essas ideias e submeter isso ao julgamento da sociedade. Para preservar o quer fizemos, é necessário fazer novo pacto social e político. Esse já deu o que tinha que dar”, sentenciou.

   
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 - 16:10

Campos rebate Rui Costa sobre 'interferência indesejada' na Bahia: 'Isso é perfumaria'

por Rodrigo Aguiar
Campos rebate Rui Costa sobre 'interferência indesejada' na Bahia: 'Isso é perfumaria'
Foto: Rodrigo Aguiar / Bahia Notícias
Pré-candidato à Presidência da República, o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) comentou nesta quinta-feira (19) a queixa feita pelo candidato do PT ao governo baiano, sobre uma “interferência indesejada” do líder socialista nas eleições da Bahia. Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, havia reclamado do projeto alternativo do PSB e dito que os baianos não gostariam de ser “governados por Pernambuco”. “Isso é desviar do debate. Estamos aqui para debater como a Bahia pode melhorar. Isso é uma tentativa de ir para a perfumaria, a casca; queremos ir para a essência. Acho que não é justo dizer isso da minha participação, como não seria dizer o mesmo sobre Lula, que deu sua opinião aqui. Quando ele [Lula] disse que tinha outra preferência, não estava se intrometendo. Estava dando a opinião dele”, comparou o presidente nacional do PSB. A senadora Lídice da Mata, que já tinha rebatido a declaração do petista, fez coro: “Bahia e Pernambuco são estados irmãos. Temos uma fronteira de esforços comuns, de trabalho. Não estamos levando muito a serio essa fala. Eu queria ser presidente da República. Sou baiana, mas vou apoiar um presidente pernambucano. Somos todos brasileiros”, conclui. Em sua argumentação, a candidata do PSB ao governo baiano ainda citou alguns versos improvisados da música Paratodos: “Sobre o Brasil, Chico Buarque já disse: ‘meu pai era baiano, meu tio pernambucano...’ [meu pai era paulista, meu avô, pernambucano[...]meu tataravô, baiano)”, brincou.

   
Adversária de Otto, Eliana Calmon antecipa embate e manda recado: 'Não conheço política de curral'
Foto: Rodrigo Aguiar / Bahia Notícias
Postulante ao Senado pela Bahia, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon já antecipou nesta quinta-feira (19) o embate que terá nas urnas com o vice-governador Otto Alencar (PSD), ao ser questionada em entrevista coletiva sobre a disputa pelo cargo contra um adversário que terá mais dinheiro para gastar na campanha. “A estratégia é o novo. Não podemos fazer outra coisa. Não temos como enfrentar o poder econômico. Não temos como enfrentar currais. Nossa bandeira é de princípio, valores, propósitos. Vamos ver como o povo baiano vai responder a essa nova forma de fazer política. Acredito que vá responder bem, mas só saberemos depois das eleições”, declarou a candidata, após ato de filiação ao PSB. Em seu conhecido estilo, Eliana também mirou a cabeça da chapa do governo, ao ironizar comentário feito pelo candidato petista à sucessão estadual, Rui Costa, de que a ex-ministra do STJ teria pouco conhecimento sobre a política baiana. “Eu acho que ele tem razão no que diz. Eu não conheço a política do poder econômico, de curral, de grotão. O que eu conheço foi pelo que eu li e conversei com Lídice da Mata, pelo que ela me passou. Eu vou palmear a Bahia para me certificar pessoalmente do que vi nos livros, nas bibliotecas, nos mapas. Talvez o adversário não tenha ciência do poder das mulheres. Talvez ele ainda considere o sexo frágil”, provocou. Apesar das críticas ao “poder econômico”, a ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu que poderá ter a campanha financiada por empresas. “Vai ter financiamento que for possível, segundo a lei. Existe a possibilidade de financiamento por empresas e pessoas físicas. Isso é discutido atualmente no Supremo Tribunal Federal. Vamos ter o financiamento que a lei determinar”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão