Universidades estaduais baianas param em protesto contra redução de verba

Blog do Anderson

Foto: Mário Bittencourt / Especial para Terra
Fotos: Mário Bittencourt / Especial para Terra
As aulas das quatro universidades estaduais da Bahia foram paralisadas nesta quinta-feira (7) em protesto de alunos, professores e funcionários contra cortes no custeio e atraso nos pagamentos. Os manifestantes querem para 2014 ao menos 7% da receita líquida de impostos para expansão dos cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa e extensão, porém o Estado prevê 4,92%, em 2013, o repasse foi de 4,8%.   ”O baixo investimento tem levado a precarização das condições de exercício das atividades acadêmicas, laborais e de permanência estudantil”, afirma em nota o Fórum das Associações de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. As quatro universidades estaduais baianas - da Bahia (Uneb); de Feira de Santana (Uefs); do Sudoeste da Bahia (Uesb); e de Santa Cruz (Uesc) - somam mais de 50 mil alunos e 8 mil professores. A associação reclama, sobretudo, do corte de R$ 12 milhões em investimento e custeio das universidades.
professores-protesto-verba-bahia3
No campus de Vitória da Conquista da Uesb, um grupo de pouco mais de 20 professores armou nesta quinta-feira uma tenda com mesas e cadeiras na frente do portão da instituição, impedindo a passagem de veículos. Os professores reivindicam também pagamento de adicional de insalubridade.  ”Conclamamos toda a comunidade para lutarmos pela garantia das condições mínimas de trabalho, respeitando a dignidade do ser humano e os preceitos legais garantidos na segurança do trabalho”, diz nota distribuída pelos docentes.  No caso da Uesb, é o segundo dia seguido de manifestações - na quarta, durante todo o dia, funcionários terceirizados da instituição também bloquearam a entrada, em manifestação contra atraso de dois meses no pagamento do salário. Vários ônibus coletivos ficaram presos dentro da universidade.
professores-protesto-verba-bahia2
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia não comentou sobre as queixas dos manifestantes nem falou em valores para 2014. Por meio de nota, informa que “o orçamento para as universidades estaduais em 2013 é de mais de R$ 900 milhões”. “O valor representa crescimento superior a 133% entre 2006 e 2013. Esse incremento implica em ampliação dos quadros, ampliação de vagas tanto para a graduação como para a pós-graduação, movimentação interna na carreira docente (promoções e progressões) e pesquisa. As universidades têm autonomia para administrar o recurso, de acordo com suas necessidades administrativas”, comunicou. Informações do Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão