Bahiafarma inaugura primeira unidade do Farmácia da Bahia

Portal Vermelho


A população do município de Andaraí, localizado na Chapada Diamantina, é a primeira a contar com uma unidade do Programa Farmácia da Bahia, do Governo Estadual. O serviço foi inaugurado no último sábado (23/11) e contou com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, do superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Alfredo Boa Sorte, e da diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira.


O programa oferece assistência e orientação farmacêutica na mesma estrutura física onde os
moradores têm acesso à distribuição de medicamentos. Elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e implantada pela Bahiafarma, a Farmácia da Bahia fortalece a reestruturação de serviços farmacêuticos por meio de incentivo e apoio técnico a cidades com até 16 mil habitantes.

Além do armazenamento adequado para os medicamentos do município, o espaço disponibiliza orientação de um farmacêutico de forma integrada à distribuição dos remédios para os pacientes da rede de saúde da família. “Um marco para o trabalho da Bahiafarma com a entrega desta primeira unidade do programa”, defendeu o secretário Jorge Solla.

Além da farmácia de Andaraí, o Governo deve inaugurar, ainda, outras 36 unidades no estado, que já estão em fase de conclusão das obras. Para Julieta Palmeira, diretora geral da Bahiafarma, a parceria com a Sesab qualifica o Sistema Único de Saúde (SUS).

"É um orgulho para nós estarmos inseridos em programas do governo estadual, a exemplo do Programa Farmácia da Bahia, que qualificam o SUS no município e no estado. São ações que priorizam fornecer serviços farmacêuticos de qualidade aos usuários do SUS”.

A intenção, segundo a diretora, é ampliar o projeto para municípios maiores. “Nessa primeira etapa, estamos atingindo município com até 16 mil habitantes. Estamos juntos com a prefeitura para apoiar justo quem mais precisa e depois partiremos para municípios maiores”, finaliza Julieta.

Os investimentos com o programa, que contemplam construção e compra de equipamentos e mobiliário da farmácia, somam R$ 125 mil. Na ocasião, foi inaugurado também o espaço Academia da Saúde no município.


Da Redação
*Colaborou Secom/BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão