Guanambi: Sítio Caiçara é uma referência de sustentabilidade em pleno sertão baiano






Hoje (20), o Vereador José Carlos Latinha e o assessor Haroldo Barros foram visitar o Sítio Caiçara de Eleno Magalhães Neves (Eleno Piloto), que fica localizado nas proximidades da estrada da Leocádia e da Barragem do Poço do Magro. O objetivo da visita foi verificar o fenômeno de mortandade de cágados e tartarugas na área, visando uma investigação e pesquisa por parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Inema e Ibama dos motivos da morte de diversos animais.

Mortandade de Cágados e Tartarugas na área.

Na oportunidade, tivemos a grata satisfação de conhecer o Sítio Caiçara que é um exemplo de fazenda ecologicamente sustentável com plantas nativas, pomar de frutas, hortas, raízes, aninais domésticos e pequenas criações (galinha, porco, cabras, patos, etc.), bem como área de lazer, tanque de peixes, apicultura, criação de cavalos, éguas e vacas, entre outras produções agrícolas e animais.


O que surpreende é a beleza do sertão em pleno período de seca. Na propriedade, o solo é coberto por folha e a riqueza natural de nutrientes. O plantio ordenado de espécies nativas, flores e a mistura da religiosidade e da preservação dos valores históricos e culturais do sertanejo.

O proprietário Eleno Magalhães Neves também recebeu a visita de Dr. Mauro e fala com orgulho da sua história familiar, bem como dos seus projetos futuros para garantir a sustentabilidade do Sítio Caiçara, destacando o projeto de implantar uma área de lazer no lajedo.

O proprietário está organizando uma grande cavalgada com a realização de show e corrida de argolinhas no Sítio Caiçara, que será realizada nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. O evento será uma homenagem ao seu filho Bruno Chaves (in memoriam).

O Vereador José Carlos Latinha saiu encantado com a beleza da área e cada vez mais convencido da necessidade urgente da implantação do Projeto Parque Municipal da Barragem do Poço do Magro que contempla a preservação da Pedra do Índio, da Leocádia e reserva florestal do Poço do Magro, conforme lei municipal de sua autoria, declarando “a cada dia mais me surpreendo com as belezas naturais do sertão e vejo que Guanambi será futuramente uma cidade com mais qualidade de vida e com grande potencial de turismo e lazer”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão