Chico Lopes: decisão sobre royalties é vitória para educação

Portal Vermelho


Uma vitória histórica da educação brasileira, que possibilitará a garantia de mais recursos para o setor e a segurança de poder colocar em prática as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Assim o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) destacou a aprovação, no início da noite desta quarta-feira (14), do projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo à educação e 25% à saúde.  


Lopes também ressalta a vitória quanto aos recursos do fundo social do pré-sal, dos quais 50% irão para investimento em educação. “Essa é uma conquista histórica para todos que lutam pela educação de qualidade e ao acesso de todos no nosso País”, afirmou.

“A destinação de 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação foi aprovada sem modificações na sua essência, garantindo que a educação tenha mais dinheiro, para fazermos cumprir as metas do PNE, para que a grande meta, que é a qualidade de ensino, tenha instrumentos para ser atingida”, afirma Chico Lopes.

Além de 75% dos royalties do petróleo, Chico Lopes destaca que a educação contará com outra importante fonte de recursos: 50% do fundo social do pré-sal para investimento no setor. 

Mobilização importante

"A mobilização da sociedade foi muito importante para que se derrubasse a proposta de destinar para a educação apenas 50% dos rendimentos do fundo social. Conseguimos garantir 50% do volume de recursos do fundo, uma grande diferença para mais investimentos no setor", enfatiza Lopes.

"Assim, embora esteja previsto que depois de 15 anos esse investimento começará a ser diminuído, teremos a partir de agora o maior recurso possível à educação, chegando à meta de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Esse dinheiro será investido diretamente para termos novos avanços no nosso País, com mais perspectivas para as pessoas, mais distribuição de renda e de oportunidades”, aponta o deputado.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão