5ª Conferência Estadual das Cidades

Nos dias 5,6,7 e 8, mais de 1300 delegados participaram do debate político na 5ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia, no Centro de Convenções de Salvador.
Os mais de 1300 delegados, de cerca de 250 municípios baianos, se reuniram no intuito de escolher seus representantes em cada segmento. São seis segmentos: Poder Público, Movimentos Sociais e Populares, Organizações Não-Governamentais, Empresários, Trabalhadores e Profissionais Acadêmicos e de Pesquisa.
Durante o evento, os representantes se reúnem para elegerem os delegados que irão compor a comitiva que representará a Bahia na Conferência Nacional das Cidades, que acontece novembro, em Brasília, além da composição do conselho, que se renova a cada Conferência Estadual. No total, a Bahia enviará 98 delegados para representar o estado no evento nacional, além de três titulares e três suplentes para o Conselho das Cidades (ConCidades/BA).

Articulação e unidade da caravana do Território Sertão Produtivo
garante a eleição do Vereador José Carlos Latinha como
membro titular do Conselho Estadual das Cidades.
Apesar da Bahia possuir 27 territórios de identidade, são escolhidos representantes para 26 deles, por conta do critério de paridade. Cada território só pode ter um representante, independente do segmento o qual eles representa. No total, 60% dos representantes são provenientes de órgãos da sociedade civil, enquanto 40% fazem parte do poder público.
Segundo Edson Gomes, Conselheiro do ConCidades, esse é um dos momentos cruciais da Conferência. “A escolha dos representantes é fundamental para o encaminhamento das políticas de desenvolvimento urbano. Através dessas escolhas é que a democracia participativa se constitui de fato, no intuito de buscar soluções para os problemas de nossas cidades”, afirmou.

A conferência contou com a presença do Governador Jaques Wagner no fechamento do evento. Além da presença do Governador, a conferência encaminhará as demandas dos segmentos sociais para a Conferência Nacional, que ocorre em novembro, em Brasília, além de deliberar as diretrizes das políticas públicas que deverão ser estudadas pelo governo estadual.
Fonte: Ascom/Sedur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão