Sensibilidade e intuição na tela: O Solar dos Barros, a Lagoa da Espera e a Serra de Mutãs

O  artista plástico Paulo Sérgio Pereira Teixeira Júnior revela toda a sua sensibilidade na pintura do Solar dos Barros, a Lagoa da Espera e a Serra de Mutãs. A inspiração do trabalho de Paulo Pereira vem do gosto pela harmonia e pela observação  da natureza, o que é particularmente perceptível quando  a artista retrata esta linda paisagem com tinta e pincel. O quadro foi adquirido por Haroldo Barros, descendente da família Barros, e um lutador pela restauração deste importante prédio público que representa a história do distrito de Mutãs.



História do Solar dos Barros



Artigo: Altair Barros, Dauréia Barros e Haroldo Barros

O arraial da Lagoa da Espera, tem sua origem em uma fazenda de propriedade da família Rodrigues Lima de Caetité e, seu nome Lagoa da Espera, veio de seus primeiros habitantes constituídos de índios semi-civilizados que ali se instalaram a espera da caça e da pesca às margens da lagoa existente. Era também ponto de encontro de tropeiros que transportavam mercadorias naquela região.

Em 1911, o Sr. João Barros Lima e Silva, descendente dos proprietários da fazenda, nela chegou, trazendo consigo sua esposa Herculina Gomes de Brito Barros, natural de Ituaçu, e três dos seus onze filhos.

Com sua chegada, o pequenino povoado tomou novo impulso não só comercial como religioso.

Os encontros religiosos e as missas, eram feitos embaixo de um frondoso juazeiro, à porta da casa do Sr. João Barros, o qual liderou o desbravamento de uma parte da região, onde hoje, é o centro de Mutans bem como a construção de uma pequena capela de estilo colonial. Hoje, essa capela foi demolida e construída outra capela no local.

Em 1929, também ali chegou o Sr. Osvaldino José de Souza, natural de Brejinhos das Ametistas, distrito de Caetité, casando-se com a Sra. Maura Gomes de Barros, filha do referido João de Barros. Mais tarde, foi instalada a Agência dos Correios e Telégrafos, trazida por um político influente da região, o Sr. Joaquim Prates Rodrigues, tendo como agente postal, uma das suas cunhadas a Sra. Maura Gomes de Barros, que durante trinta anos foi funcionária dessa agência, sendo mais tarde transferida para a agência de Guanambi.

SOLAR DOS BARROS, assim chamado, foi construído no alvorecer dos anos sessenta, por seu primeiro proprietário o Sr. Osvaldino José de Souza que ali residiu com sua família composta de nove filhos, por muitos anos.

Mais tarde, foi vendida para o Sr.Sinfrônio da Silva Mendes e sucessivamente para outros donos, até chegar as mãos da Prefeitura Municipal de Guanambi, na gestão da Sra. Prefeita, Sizaltina Donato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão