Professores fazem paralisação nacional



Três dias de abril servirão para protesto por piso

DO BAHIA TODO DIA | 28/02/2013 | 19h38


Professores e funcionários da rede pública de ensino do país devem paralisar as atividades entre os dias 23, 24 e 25 de abril. A greve, agendada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) desde o final do ano passado, é um protesto pelo cumprimento da lei nacional do piso salarial dos professores. A entidade abrange todos os sindicatos estaduais de professores da rede pública, com exceção do Rio de Janeiro, que não é filiado.

A lei do piso prevê pagamento mínimo mensal de R$ 1.567 a professores que tenham carga horária semanal de 40 horas e determina que um terço da jornada de trabalho dos docentes seja dedicado a atividades extraclasse, como planejamento de aulas e reuniões pedagógicas.

De acordo com levantamento da CNTE, apenas os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e o Distrito Federal cumprem integralmente a lei. Dez estados não pagam aos professores o mínimo exigido.

Ontem, o Supremo Tribunal Federal isentou os estados do pagamento retroativo do piso referente ao período de 17 de dezembro de 2008 a 27 de abril de 2011. A primeira data é a que o tribunal declarou constitucional a lei que fixou piso salarial à categoria, hoje no valor de R$ 1.567. 

A segunda data é a que a mesma Corte confirmou a liminar em plenário. Por oito votos a um, a corte entendeu que os governos não tinham dinheiro em caixa para pagar a diferença salarial.

A CNTE emitiu nota em que reafirma a convocação para a greve e declara que os gestores que não cumpriram o valor do piso no período estão sujeitos a ações judiciais para pagamento da diferença, “uma vez que descumpriram uma medida de caráter vinculante do STF”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão