Esporte - Portal Vermelho


Brasil cai em grupo forte e pega Itália na Copa das Confederações


A seleção brasileira caiu num grupo forte e terá como adversários na primeira fase da Copa das Confederações de 2013 Japão, México e Itália, pelo Grupo A, de acordo com sorteio realizado neste sábado (1º) em São Paulo.


Flavio Florido/ UOL
Cafusa
Capitão do time de 2002, Cafu segura a bola que será usada na Copa das Confederações de 2013
O Grupo B será formado por Espanha, Uruguai, Taiti e o representante africano a ser definido em fevereiro.

As seleções vão se enfrentar em partidas dentro dos grupos e os dois primeiros colocados de cada um deles se classificam para as semifinais.

O Brasil é o atual bicampeão do torneio que serve como preparação para a Copa do Mundo do ano seguinte, com os títulos conquistados em 2005 na Alemanha e em 2009 na África do Sul.

A competição de 2013 acontecerá de 15 a 30 de junho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

O Brasil abrirá o torneio em Brasília, depois joga em Fortaleza e em Salvador. A final acontecerá no estádio do Maracanã, no Rio, e a seleção só jogará no emblemático estádio se chegar à disputa do título.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriu a cerimônia na capital paulista e disse que o Brasil está se desenvolvendo não apenas no campo, mas também na economia, e destacou o futebol como forma de conectar as pessoas.

Ele classificou ainda a Copa das Confederação como um "torneio de campeões", já que há quatro campeões mundiais: o pentacampeão Brasil, a tetra Itália, o bicampeão Uruguai e a atual campeã Espanha.

Cafusa

Durante o sorteio dos grupos, o capitão do pentacampeonato do Brasil, Cafu, apresentou a bola oficial da Copa das Confederações, a Cafusa.

"É uma bola 100% brasileira. 'Cafuza'. Tenho certeza que ela dará um show de gols. Espero que para o nosso Brasil", disse o ex-jogador. "Não tem nada a ver com o meu nome, é só uma coincidência", disse, bem-humorado.

Cafu explicou que o nome escolhido junta os termos "carnaval", "futebol" e "samba", o que faz dela "uma bola 100% brasileira". O nome também lembra a expressão "cafuzo", que define indivíduos resultantes da miscigenação entre índios e negros.

A ideia do fabricante é que "o nome e suas cores vibrantes refletem a identidade nacional, com particular destaque para o Cruzeiro do Sul, constelação retratada na bandeira do Brasil".

Com informações de agências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão