Ferrovia Oeste-Leste é projeto prioritário para o Nordeste



Portal Vermelho



A Confederação Nacional da Indústria (CNI) incluiu a Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) entre os 83 projetos prioritários para a região Nordeste do Brasil. A ferrovia, com quase 1,5 mil quilômetros de extensão, vai ligar Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia, a Alvorada, no Tocantins, onde haverá interseção com a ferrovia Norte-Sul. A FIOL agora integra o projeto Nordeste Competitivo, lançado nesta terça-feira (30/10), na sede da CNI, em Brasília (DF).


O projeto, elaborado pela CNI em parceria com as Federações das Indústrias dos nove estados nordestinos, é um estudo para diagnosticar os principais gargalos na infraestrutura de transportes da região. Além de projetar a produção industrial, agropecuária e extrativista da região até 2.020, identifica a necessidade de investimentos em logística nos próximos anos para permitir o escoamento desses produtos para os mercados interno e externo.

Presente no lançamento, o secretário de Planejamento da Bahia (Seplan), José Sérgio Gabrielli, afirma que “o estudo consegue ter uma visão detalhada e atual para tentar ordenar os investimentos para transporte de cargas da região. Existem outras contribuições como o estudo do Conselho de Secretários de Planejamento, e precisamos fazer convergências desses dois tipos de estudos e aprofundá-los dentro da logística de cada estado. Na Bahia estamos fazendo nossos estudos, para ver não somente essas ligações regionais, mas as vias de disseminação e de pulverização do efeito desses frontais na atividade econômica local”.

Para o secretário, a Ferrovia de Integração Oeste Leste é um eixo extremamente importante de ligação que pretende tornar o setor produtivo do estado da Bahia mais competitivo, com menor custo e mais eficiente. O Nordeste Competitivo é o terceiro estudo realizado pela CNI, que já divulgou planos para o Sul Competitivo e o Norte Competitivo.

No próximo dia 8, será realizada em Salvador, uma reunião técnica entre a Seplan e técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para detalhar os projetos de infraestrutura e logística no estado. Além disso, será discutida a convergência de interesses do programa elaborado pela CNI e do Plano já encaminhado pelos secretários de Planejamento dos estados nordestinos ao governo federal, também elencando as obras e os programas necessários para impulsionar a região. E no dia 9 de novembro, os governadores do Nordeste se reunirão na Sudene, para avaliação dos temas de interesse da região.

Responsável por 13,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a região Nordeste precisa investir R$ 25,8 bilhões em infraestrutura nos próximos oito anos para garantir o escoamento da produção, sendo R$ 13 bilhões em propostas prioritárias. Esse valor é necessário para tocar os 83 projetos de ampliação e modernização de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom-BA


Comentários

Anônimo disse…
Pelo mapa vemos a BR 030 que seria também uma rodovia prioritária para o nosso desenvolvimento. Não sei o porque dessa rodovia não ter sido construída até hoje mas de qualquer forma com a construção do Porto Sul a BR 030, se construída de Carinhanha-BA até Brasília, seria uma ligação de todo o Centro Oeste com o Porto Sul e várias regiões do Leste da região nordeste entre Natal-RN e Porto Seguro-BA.

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