10ª Semana Nacional de Museus


O Museu é um espaço de criação onde se conserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é um lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Contudo, o museu não é um espaço somente de contar histórias, é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo. Quando visitamos o museu temos oportunidade de pensar, por exemplo, na mudança de objetos, de arquitetura de casas, de escolas de pintura. Podemos imaginar como o processo da escrita foi se transformando no decorrer da história, desde a invenção do papel até o advento das novas tecnologias, destacando o computador... Podemos pensar também na evolução das cidades e indagar, para nos mesmos, como viviam nossos antepassados e como vivemos hoje.
Com tantas transformações sociais, o primeiro desafio dos museus é refletir sobre seu papel neste mundo em movimento. Enquanto tempo e espaço suprimidos, condensados ou subvertidos, os museus surgem como conectores. São pontes entre a memória e o esquecimento, o individual e o coletivo, o local e o global; o que se é, o que se foi e o que se pretende.
Em todo mundo existem museus e eles recebem diferentes nomes, que variam em função do tipo e da coleção que apresentam. No museu sempre descobriremos coisas novas, portanto, em Guanambi,  visite o museu da Fundação Joaquim Dias Guimarães, na rua Humberto de Campos, nº 339,  centro, que estará, nesta semana, com uma programação interessante para a 10ª edição da Semana Nacional de Museus (de 14 a 20 de maio).
Venha conhecer o Museu Fundação Joaquim Dias Guimarães! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão