Energia eólica vira ‘pré-sal do sertão’ e atrai fabricantes para polo baiano

Energia/Meio ambiente

Fonte: http://passarinhopentelhao.net/

- Jornal O estado de S. Paulo, segunda-feira, dia 28/11/2011

No próximo dia 30, a francesa Alstom inicia a produção de aerogeradores no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Com a entrada em atividade, após investimentos de R$ 50 milhões, a empresa será a segunda no Estado a produzir maquinário para transformar vento em energia elétrica – a espanhola Gamesa está instalada desde julho no polo, após investimento semelhante.

Além delas, a americana GE Energy já assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia para se tornar a terceira a fabricar aerogeradores na Bahia, com investimento inicial projetado de R$ 45 milhões. A dinamarquesa Vestas, a maior do mundo no setor, também negocia com o governo. E a Torrebras, subsidiária brasileira da espanhola Windar Renovables, quer ser a primeira fábrica de torres eólicas no Estado.

Em comum, as empresas tentam aproveitar o grande potencial eólico brasileiro – em especial o baiano – e o momento propício. A energia eólica virou uma espécie de queridinha entre administradores públicos do País.

Comentário do Pentelhão: Ah não, querida! Energia eólica vira ‘pré-sal do sertão’ é muita provocação com você!!! E a Bahia vira um polo mundial na produção de aerogeradores??? Que loucura é essa, Míriam??? Chupa essa manga!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão