XVI SEMANA ACADÊMICA DA UNEB - CAMPUS XII Guanambi (2)


Hoje (17), no auditório da CETEP, aconteceu uma Roda de Conversa da XVI Semana Acadêmica com o tema "O Método de Capacitação Massiva para Geração de Emprego e Renda", tendo como palestrante o Professor Dr. Clodomir Santos de Morais. O evento foi coordenador pela Professora Drª Heldina Pereira Pinto Fagundes (UNEB - DEDC XII) e teve a participação do Presidente da Câmara de Vereadores - Hugo Costa e o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Guanambi - Vereador José Carlos Latinha.

Filho de Santa Maria recebe prêmio nacional de Direitos Humanos

Referência mundial na luta dos povos excluídos por uma vida digna, o sociólogo, Clodomir dos Santos, foi um dos agraciados com o prêmio Direitos Humanos 2008, categoria Enfretamento à Pobreza, no final do ano passado. O premio foi entregue pelo presidente Lula em solenidade realizada no final do ano passado, que contou com as presenças de vários ministros de estado, dentre os quais, Dilma Rousseff, da Casa Civil e Tarso Genro, da Justiça.

Filho de Santa Maria da Vitória, onde nasceu há 80 anos, Clodomir dos Santos de Morais é doutor em sociologia e apontado como o principal ideólogo e organizador, ao lado de Francisco Julião, das Ligas Camponesas, o mais importante movimento de trabalhadores rurais na luta pela reforma agrária no Brasil, até o golpe de 64. Ex deputado, Clodomir foi o organizador do Congresso de Salvação do Nordeste, que acabou por dar origem ao projeto de criação do Banco de Desenvolvimento de Pernambuco. Perseguido pela ditadura militar teve que deixar o Brasil e vivendo, por longos anos, exilado no exterior. Ex-militante comunista, Clodomir foi um dos organizadores de um movimento de guerrilha sediado em Dianópolis, em Goiás, em1963. Mais tarde criou a metodologia da Capacitação Massiva, que por meio de laratórios organizacionais estimula a organização dos povos na criação de empresas de propriedade social.

Clodomir Santos de Morais fez especialização em Antropologia Cultural na Faculdade de Direito do Chile e especialização em Reforma Agrária, no ICIRA de Santiago. Posteriormente fez doutorado em Sociologia na Universidade de Rostock, Alemanha. Durante 4 anos foi professor residente nesta universidade, por um ano na Universidade de Brasília, por três na Universidade Autônoma de Chapingo no México e por dois anos na Universidade Federal de Rondônia, UNIR. Foi, ainda, conferencista nas Universidades de Manchester (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Wisconsin (Estados Unidos) e em grande número das universidades públicas hispano-americanas. Além do Dicionário de Reforma Agrária, Clodomir Santos de Morais tem vinte livros publicados, a maioria em espanhol e português, destacando-se a cartilha TEORIA DA ORGANIZAÇÃO (com mais de trezentas edições em 43 países e em vários idiomas e dialetos).

Cidadão do mundo.

Ilustrações de alguns livros do sociólogo Clodomir Morais























 

Esses e outros livros podem ser encontrados
na Casa de Cultura Antonio Lisboa de Morais
Rua Cel. Antonio Barbosa, 53
Santa Maria da Vitória - BA
CEP 47640-00
Telefone - (77) 3483-2328
e-mails - casacultura.alm@bol.com.br  e casadaculturaalm@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão