Voluntários do Sertão embarcam sábado e domingo para a ação 2011



A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará, de 04  a 10 de setembro   em Carinhanha e Malhada, as margens do Rio São Francisco, no interior da Bahia, a 11ª edição do Programa que leva atendimento médico e odontológico para a população carente do Brasil. Segundo dados do IBGE 2010, Carinhanha tem 28.716 habitantes, ocupa uma área de 2.752km2. Seu IDH é 0,607 e o PIB per capita anual é de R$ 2.823,32. Já Malhada tem 16.008 habitantes, ocupa uma área de 2.138km2. Seu  IDH  é 0,575 e o PIB per capita anual é de R$ 3.439,45

A meta é reunir 300 voluntários e realizar 20.000 atendimentos nas áreas de Clínica  Médica, Cardiologia, Pediatria,Ginecologia, Dermatologia, Urologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Ultrassonografia, Gastroenterologia, Odontologia, Psicologia,  Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Anesteseologia, Enfermagem e Farmácia. Para completar a ação a Organização pretende distribuir kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e todo o medicamento prescrito para os pacientes atendidos. Este ano, uma equipe de educadores, coordenada pela Profª Drª Heliana da Silva Palocci, fará a capacitação técnica de 500 profissionais da Educação, entre Diretores, Vice- diretores, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II,Coordenadoras Pedagógicas e Equipe Técnica. 

O Município de Carinhanha, no Estado da Bahia, pertence à Região Econômica do Médio São Francisco, e encontra-se localizada à margem esquerda do rio São Francisco na divisa com o Estado de Minas Gerais. Vincula-se economicamente tanto com o município vizinho de Malhada (situado na margem oposta do rio) bem como com as cidades de Guanambi (distante 111 km) e Bom Jesus da Lapa (distante 141 km) que funcionam como centro de negócios na Região Econômica de Serra Geral e do Médio São Francisco, respectivamente.

A Organização Voluntários de Sertão foi criada em 2000 pelo empresário baiano Doreedson Pereira, o Dorinho. A ONG realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui kits de saúde e higiene pessoal, gratuitamente para a população carente. Em dez anos de atuação, mobilizou  2.500 voluntários e realizou mais de 65.000 atendimentos para pessoas carentes.

 O mutirão de saúde e cidadania  é gratuito e anual. A ação conta com o apoio de empresas e Governo. A equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas. A caravana  é composta por caminhões, aviões, e vans que corta o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.  Entre os parceiros deste ano estão: FAB (Força Aérea Brasileira) Passaredo, GNATUS, ESSILOR, Gota Dourada, Medley, Unimed Ribeirão Preto, Marinha do Brasil, Grupo São Lucas Ribeirânia e Coca- cola. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes.

A Organização Voluntários do Sertão é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, constituída oficialmente, com sede no município de Ribeirão Preto (SP). Seu objetivo é promover a assistência social, a saúde, a segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado, com acompanhamento dos indicadores de transformação social. 

Pequenas aeronaves com outros voluntários, bem como carretas carregadas de equipamentos, suprimentos  e doações também fazem parte da logística de transporte.


- A ação contará com a participação de 300 renomados profissionais da saúde.

- Durante uma semana serão realizados 20 mil atendimentos gratuitos para apopulação carente do sertão da Bahia.

- As consultas e procedimentos médicos  e odontológicos serão realizados em 17 especialidades.

(Clínica  Médica, Cardiologia, Pediatria,Ginecologia, Dermatologia, Urologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Ultrassonografia,

Gastroenterologia, Odontologia, Psicologia,  Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Anesteseologia, Enfermagem e Farmácia).

- Serão realizadas cirurgias de pequeno e médio porte.

- Todo o medicamento prescrito pelos médicos e dentistas serão doados para os pacientes atendidos durante o mutirão.

- Muitas pessoas voltarão a enxergar após as cirugias de cataratas e outras voltarão a sorrir com a doação de  dentaduras.

- Os equipamentos de centro cirurgicos e todos os insumos para realização dos procedimentos,  sairão de Ribeirão Preto em carretas.

- A ação conta com o apoio da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil.

- Os atendimentos serão realizados em 14 pontos, simultaneamente.

- Comunidades ribeirnhas e quilombolas serão beneficiadas com o mutirão.


- Uma equipe de professores doutores capacitará 500 educadores.


-
Em 10 anos de atividades a ONG mobilizou 2.500 voluntários e realizou  mais de 65.000 atendimentos gratuitos em saúde e cidadania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão