Vereadores de Guanambi cobram reparos na rede de esgoto e destacam Seminário do Algodão


A Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira, 22, uma sessão ordinária para o debate de temas como a taxa de esgotamento sanitário, a atuação da COOPAG de Guanambi, a cultivo de algodão na região e o reforço do policiamento militar no município.
O vereador Elder Guimarães informou que apesar das reuniões realizadas na Câmara de Guanambi para debater a taxa de esgotamento sanitário, questões como estas não podem ser resolvidas localmente, mas sim em instâncias mais altas, como através dos Deputados na Assembleia Legislativa. Elder também manifestou sua decepção para com a Embasa, que tem deixado a desejar quanto à administração dos canais no município, destacando a presença de esgoto em vários pontos, como no canal que atravessa a ponte de Dona Dedé, que tem ocasionado mau cheiro em diversos pontos da cidade. Elder defendeu uma fiscalização mais rígida para com órgãos responsáveis por obras desta natureza e pontuou também que concorda que não se aterrem as lagoas, mas que sejam realizadas limpezas para o tratamento das mesmas.

O vereador Péricles Carvalho afirmou que, como representantes legais da comunidade, é preciso visitar todas as obras da MRM e convidar os representantes da empresa para justificar e fazer um planejamento de como reparar os erros causados aos moradores. Segundo Péricles, "devemos rever a questão sobre o aterramento de lagoas, pois não podemos consentir com erros como estes. Sem dúvidas a natureza dará a sua resposta frente a estes danos".

O vereador José Carlos Latinha falou dos eventos que participou na última semana, como a posse da nova diretoria do SISPUMUR, a I Conferência da Juventude e a III Vitrine da Fazenda Mata Verde. Latinha relembrou os problemas enfrentados pelo município de Guanambi no passado para o cultivo do algodão e defendeu o fim da monocultura. Para Latinha, Guanambi tem enfrentado problemas de estrangulamento quanto ao preço, a colheita e com atravessadores. O vereador destacou a importância do pequeno e médio produtor no processo como forma de combater o individualismo, sendo preciso buscar a união entre os produtores de leite e algodão. Latinha também falou da Cooperativa de Guanambi (COOPAG) que, segundo ele, possuía cerca de 1700 associados e atualmente conta apenas com 70 sócios.

Em sua fala, o presidente da Câmara, Hugo Costa, destacou sua participação no 32º Congresso Estadual do Comércio Lojista, em Porto Seguro, que apresentou inovações e propostas para o aperfeiçoamento das práticas comerciais, além de discutir vias para o desenvolvimento do comércio varejista, parabenizando a CDL de Guanambi pela organização da caravana de empresários para o evento. Também destacou a realização da 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, a ser realizada em setembro, em Fortaleza-CE. Hugo Costa ressaltou a realização do II Seminário do Algodão, promovido na última semana, que buscou a capacitação dos produtores de algodão da região. Sobre a atuação da polícia militar no município, Hugo Costa realizou uma crítica construtiva ao atual comando da Polícia Militar, apontando a necessidade da ampliação do policiamento na cidade, bem como o reforço da polícia comunitária nos bairros, recurso que foi instituído no Bairro Beija-Flor e Monte Pascoal e atualmente tem atraído de forma extremamente tímida. Hugo Costa encerrou dizendo que a partir da próxima semana apresentará dados sobre a segurança em Guanambi e que encaminhará ofício aos deputados Luiz Augusto e João Bonfim para discutir melhorias para a polícia de Guanambi.

Para o vereador Edilmar Ladeia, a COOPAG de Guanambi demonstra possuir outros interesses que não o cooperativismo ao rebaixar a quantidade de associados, que caiu de 1700 para 70 sócios. Nenzinho também falou da necessidade de se colocar manilhas na estrada ao lado da Lagoa de João Amaral para que a água possa ser escoada. Segundo o vereador, a culpa da atual situação da referida lagoa é fruto de um erro histórico do poder público. Sobre a taxa de esgotamento sanitário, Nenzinho informou também que as decisões necessárias para resolver a questão não sairão da Câmara, mas sim do Governo do Estado, comunicando que o Deputado Luiz Augusto já entrou com requerimento para que a cobrança da taxa seja revista.

Por fim, o vereador Vitor Bonfim afirmou que a retomada da cotonicultura na região se deu através de novas tecnologias implementadas, como as sementes transgênicas, informando que o Governo do Estado tem apoiado os produtores de algodão. Vítor Bonfim também falou da cadeia da cotonicultura na região, como cerca de dez usinas na região, indústria de fiação e tecelagem em Urandi, confecções em Candiba, empresa processadora de óleo de algodão, dentre outros. Sobre a Cooperativa de Guanambi, o vereador afirmou que "agora não é mais a hora de procurar culpados, mas sim buscar maneiras para discutir o que a COOPAG será no futuro".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão