Cidades ganham ferramentas para se desenvolverem de forma sustentável



Guia de boas praticas, indicadores de desempenho e instrumentos de avaliação fazem parte do Programa Cidades Sustentáveis, que foi lançado nesta sexta-feira (19/8) em São Paulo.
Airton Goes airton@isps.org.br

Com o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis realizado nesta sexta-feira (19/8) em São Paulo, os municípios brasileiros terão à disposição um conjunto de informações e instrumentos que poderá servir de referência para o desenvolvimento sustentável. “Esse ferramental está à disposição de cada um, para levar para seu bairro, sua comunidade e sua cidade”, informou o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, durante o evento.

Para ele, trata-se de uma nova oportunidade, uma nova opção para fazer diferente. “A escolha que estamos fazendo hoje é pelo desenvolvimento sustentável, que melhore as condições de vida de todos”, afirmou Grajew.

O Programa Cidades Sustentáveis, lançado pela Rede, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, contém um guia de boas práticas ambientais, sociais e econômicas, com exemplos de ações já realizadas com sucesso em diversos lugares do mundo.

Para aqueles municípios que se comprometerem com o Programa Cidades Sustentáveis, foram oferecidos, ainda, mais de 300 indicadores de desempenho e instrumentos de avaliação.

De acordo com os organizadores, o programa será proposto a todos os partidos políticos, para que na eleição do ano que vem estes convençam seus candidatos a prefeito a se comprometerem com as boas práticas previstas no documento.

As câmaras municipais também serão convidadas a utilizar as ferramentas em sua área de atuação, ou seja, na elaboração de leis, discussão e votação do orçamento e fiscalização do Executivo. “Os bons políticos entenderão o programa como um presente”, argumentou Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

O programa, segundo ele, pretende chamar a atenção para a relação entre as questões ambientais, sociais e éticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão