Bahia ganha duas novas universidades e nove institutos federais



Foto: Manu Dias/SECOM


A Bahia ganhou, nesta terça-feira (16), mais duas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), dentro do plano de expansão da rede federal de educação superior, e profissional e tecnológica.
O anúncio oficial foi feito pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), que contou com a participação do governador Jaques Wagner.
Serão criadas as Universidades Federais do Sul da Bahia, com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães; e IFETs em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.
Além disso, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) na Bahia.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o plano nacional de expansão da educação vai permitir que os jovens possam se capacitar nos locais onde moram. “Esse plano permitirá aos jovens permanecerem em sua região tendo acesso à educação de qualidade, sem precisar se deslocar para os grandes centros”.
Ainda segundo Haddad, os governadores de sete estados, dentre eles a Bahia, já reivindicavam que o plano de expansão da educação atendesse seus estados. “Muitos desses locais usam o próprio orçamento para manter as universidades”.
Haddad disse ainda que a Bahia era um dos estados que tinham um indicador abaixo da média com relação ao número de vagas nas universidades por mil habitantes. Agora, com a implantação das universidades federais do Sul e do Oeste, somados com as já existentes UFBA, Univasf e UFRB, a tendência é que essa situação seja regularizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão