OPINIÃO

 Comentário sobre o artigo 
"A especulação imobiliária em Guanambi"



João Roberto Rocha
 
Como é alarmante a situação de alguns bairros de nossa cidade diante de um volume um pouco maior de chuvas, bairros como Santa Catarina, Lagoinha, parte do bairro Brindes entre outros e alguns loteamentos recentes. Ao longo de anos alguns bairros foram abertos pela própria prefeitura e lotes doados a pessoas interessadas, alguns para fins eleitoreiros, já outros abertos especificamente para negócio ou especulação imobiliária. A questão grave é que muitos destes locais e bairros inapropriados tiveram a autorização ou ainda melhorias feitas pelo poder público municipal e sua total anuência. O aterramento de lagoas, construção a beira do Riacho do Belém, aterramento de setores do Bairro Brindes onde parte é curso natural das águas fluviais e do próprio Riacho, entre outras obras feitas por empresas que exploram o mercado imobiliário em nossa idade é apenas uma parte de descalabros que qualquer cidadão de nossa cidade nota facilmente, não precisando ser topógrafo ou engenheiro.

Quando nos deparamos com um volume de chuvas um pouco acima do esperado notamos a falta de sensibilidade e até responsabilidade de muitas pessoas, haja vista um loteamento que passei estes dias em direção a Barragem de Ceraíma, o loteamento estava parte debaixo d’água, com algumas casas com o quintal encharcado. Absurdo!!!

Ao longo de anos o poder público municipal tem feito ou autorizado obras em lugares que a sua topografia não é recomendável, e quando acontecer uma tragédia, quem vai arcar com as conseqüências??

Lição deu o Ministério Público de nossa cidade impedindo o aterramento de uma lagoa conhecida como Lagoa de João Amaral, se notar ao passar pela mesma ainda visualizamos parte ao lado da pista aterrada. A obra foi embargada por ser deságüe natural de parte do bairro Vomitamel e São Francisco. Obrigando as pessoas envolvidas no negócio, que inclusive já estava feito, a desfazer a operação financeira. Se isso não ocorresse traria inúmeros problemas a população de seu entorno.

Não subestimem a natureza, um dia ela vai pegar de volta o seu curso natural que lhe tiraram.Abaixo segue excelente Artigo sobre a degradação do Riacho do Belém. "A Problemática Ambiental do Riacho Belém em Guanambi – BA: Uma Proposta de Educação Ambiental”

http://www.sbpcnet.org.br/​livro/61ra/resumos/resumos​/4163.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão