Lançamento do Projeto da Marujada foi um sucesso

Hoje (10), das 8 às 12 horas, na Igreja Matriz de Guanambi, aconteceu o lançamento do projeto RESGATE E PRESERVAÇÃO DA DANÇA FOLCLÓRICA MARUJADA com uma grande presença do povo e a alegria dos marujos. A Fundação Joaquim Dias Guimarães - FJDG, através do Edital Micro projetos Culturais do Governo do Estado, apresenta para as novas gerações, essa importante cultura popular da cidade.


O evento foi prestigiado pela Presidente da FJDG - Nice Amaral Guimarães Baleeiro, Diretora da Direc-30 - Professora Helana Amaral, Secretária de Educação - Elzir Ivo Fernandes, Vereador José Carlos Lélis, Ivone Santana, Anselmo Amaral (CAR), Dona Dete, Dr. Som (Biolac),  Fernando Alves (Rádio Cultura e Farol da Cidade), Clóvis Júnior (Rádio 96 FM e Alô Cidade), Presidente do Sindicato dos Comerciários, Alípio Guimarães, João Bonitinho (Chefe do Departamento de Trânsito da PMG), Léo do CSU, entre outras lideranças.

A batalha entre os mouros e cristãos foi encenada com muito entusiasmo e com a alegria de ter essa importante cultura popular da cidade sendo resgatada. Inicialmente os marujos fizeram uma apresentação na frente da Igreja Matriz, depois seguiram a tradição da oração e da proteção da igreja. Na Igreja Matriz usaram da palavra Ivone Santana, Presidente Nice Amaral, Vereador José Carlos Latinha e Dona Edimira, explicando os objetivos do projeto que é resgatar e preservar a dança folclórica da Marujada.


A Presidente da FJDG agradeceu a todos as pessoas que colaboraram com os trabalhos do projeto, especialmente o Vereador José Carlos e a sua assessoria que elaborou o projeto e batalhou pela liberação de recursos. Também agradeceu a Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Educação Elzir Fernandes, que colaborou em todo o processo de organização e dos ensaios da Marujada.


O projeto é uma realização da Fundação Joaquim Dias Guimarães em parceria e o apoio institucional do Governo Federal, do Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura) através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), o Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia. 

Também a Marujada desfilou pelas ruas da cidade e fez uma bela apresentação na feira livre de Guanambi. Depois os marujos foram até as escadarias do Banco do Nordeste - BNB para pousarem para a foto oficial da Marujada, demonstrando o apreço pelo apoio financeiro da instituição. Finalizando a primeira etapa do projeto, o Prefeito Charles Fernandes ofereceu um almoço para os marujos no tradicional mercado da feira livre de Guanambi.


Na próxima semana o projeto retoma os seus trabalhos com uma palestra na Câmara de Vereadores sobre a história da Marujada e a realização de uma novas apresentações na Praça do Feijão e nos distritos de Mutãns, Ceraíma e Morrinhos. Também acontecerá debates, apresentações na rede educacional e o lançamento de um DVD sobre o projeto e a história da Marujada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão