Bahia Mineração planeja ampliar produção de ferro




30/06/2011 - Por: bahiaeconomica




Fotos:
Bahia Mineração planeja ampliar produção de ferro
O vice-presidente da Bamin, Clóvis Torres, está deixando a empresa para assumir os cargos de consultor-geral jurídico global e secretário do conselho de administração da Companhia Vale do Rio Doce.

Com previsão de produzir 19,5 milhões de toneladas de ferro por ano, a Bahia Mineração (Bamin) planeja ampliar a produção e atingir um grau de beneficiamento do minério dentro das exigências internacionais, visando mercados como a China. A perspectiva da Bamin é utilizar a ferrovia para escoar a produção de outras minas que estão em fase de planejamento da pesquisa mineral. Há estudos em andamento em novas áreas para ampliar as reservas e elevar a vida útil do projeto.

Na semana passada, o grupo cazaque que controla a Bamin, a Eurasian Natural Resource Corporation (ENRC), adquiriu o direito de explorar 25% da capacidade de transporte da Ferrovia Oeste Leste, que na Bahia ligará os municípios de Ilhéus, Caetité e Barreiras. O contrato com a Valec – empresa do governo federal que realiza a obra da Fiol – inaugura um marco regulatório novo criado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na Bamin, integra o projeto Pedra de Ferro, com que gera 8 mil postos de trabalho na sua implementação e demandará 1,8 mil trabalhadores na fase de operação. O contrato com a Valec tem duração de 15 anos, renováveis por igual período. A ENRC pagou R$ 250 milhões e investirá US$ 300 milhões na compra de locomotivas, construção de pátios para carga e descarga e oficinas de manutenção.


O projeto Pedra de Ferro prevê a construção de um terminal de privativo no norte de Ilhéus, na mesma região em que será construído o Porto Sul, do governo federal. As licenças prévias dos dois empreendimentos, em fase de análise, serão concedidas conjuntamente, informou a Bamin. O projeto no litoral de Ilhéus exigirá 2.433 postos de trabalho nas obras, e outros 407 no primeiro ano de operação.


O Pedra de Ferro terá nova direção. Responsável pelo projeto, o vice-presidente da Bamin, Clóvis Torres, está deixando a empresa para assumir os cargos de consultor-geral jurídico global e secretário do conselho de administração da Companhia Vale do Rio Doce, onde o advogado baiano trabalhou por 11 anos antes de se transferir para a Bahia Mineração. Desde maio, a Vale passa por reformulação em sua direção. (TB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão