Câmara discute apoio ao esporte local e debate situação da REG, em Salvador

Ascom da CMG
  
Na sessão ordinária da Câmara de vereadores desta segunda-feira, 23, os vereadores discutiram, entre outros assuntos, um maior apoio ao GAC – Guanambi Atlético Clube, definição da situação da casa dos estudantes em Salvador (REG), bem como a força da comunidade em se mobilizar para solucionar o problema das carretas de urânio que estavam estacionadas no município.
Fizeram uso da tribuna livre o Sr. Benevaldo Lopes, representante da Associação de Moradores do Bairro Beija-Flor, que falou das obras que estão sendo realizadas na associação para que os moradores tenham mais acesso a iniciativas como cursos de capacitação. Também convidou empresários a colaborarem com a associação para a conclusão da obra, além de agradecer aos que já apoiam o projeto.

O presidente do GAC, Sr. Gervásio, falou da meta do clube para construção de um centro de treinamento e estabelecimento de uma estrutura administrativa e financeira que suporte e mantenha o desempenho das atividades do Guanambi Atlético Clube. Na oportunidade, falou da audiência que terá com o prefeito Charles Fernandes e vereadores na próxima quarta-feira.

O Sr. Marcos Vinícius, representando os estudantes da REG, pediu esclarecimentos quanto a atual situação da REG, informando que a prefeitura não tem cumprido com o pagamento das parcelas do convenio com a REG, bem como as parcelas dos anos 2008, 2009 e 2010. Em resposta, o presidente da Câmara Hugo Costa informou que a Lei Orgânica do município está à disposição da comunidade para que possam tomar conhecimento das atribuições do Poder Legislativo e que desconhece qualquer impasse entre a Câmara e o poder Executivo. Reiterou que a Câmara não possui convênio com a REG, mas que está à disposição para resolver esta situação junto ao Executivo.

No espaço aberto aos vereadores o vereador José Carlos Latinha disse estar consternado com o trágico acidente ocorrido na BR-030 e cobrou a realização de uma audiência com técnicos do Departamento de Trânsito, DETRAN e vereadores para debater a elaboração de campanhas educativas. Sobre o GAC, o vereador defendeu a realização de uma grande audiência para estabelecer políticas de incentivo ao esporte em Guanambi, além de defender que o clube conte com patrocínio efetivo da iniciativa privada.

O vereador Elder Guimarães informou que em 2008 firmou uma parceria com o poder público municipal, repassando recursos à prefeitura, para que fossem destinados à REG. Disse ainda que continuará apoiando o GAC, lutando pelo desenvolvimento do esporte em Guanambi. Finalizou manifestando ser a favor do aumento do prazo para construção da sede da COOTAEG, de seis meses para dois anos.

Para o presidente da Câmara, Hugo Costa, “é com satisfação que vejo o processo da CODEVASF estar sendo concluído e espero, realmente, que a área seja passada para o município”. Ressaltou a luta que teve no sentido de ver essa situação resolvida e criticou o desenrolar final do caso, visto que havia sido definido em reunião no gabinete do prefeito, que participaria da entrega do documento na Secretaria de Patrimônio da União, em Salvador. Não entendeu o porquê foi modificada a decisão da reunião, mas que a história e o povo de Guanambi sabe do empenho e da luta que sempre teve em ver a área integralizada ao município para construção do CEASA e estação de transbordo. Também cobrou do Departamento de Transito o projeto de sinalização do bairro Beija-Flor e fez um breve relato do ocorrido com as cargas de urânio no município, ressaltando o trabalho do Tenente Coronel Wilson Teixeira e do Major Nunes Lima, além do Capitão Pedro Paulo, responsável pela companhia de Caetité. Hugo Costa manifestou seu apoio aos mototaxistas, corroborando com a Vereadora Eponina e o Vereador Carlos Jackson. Por fim, falou da importância do GAC para Guanambi, dizendo que é importante o apoio do poder público, mas que também é preciso buscar patrocínios de empresas como a EMBASA, da companhia VALEC, além de empresas privadas.

Vítor Bonfim iniciou sua fala parabenizando o engajamento da comunidade para solucionar o problema das carretas de urânio estacionadas no município. Também fez esclarecimentos quanto ao uso do recurso público, dizendo que espera que Guanambi receba mais cursos de graduação para que os universitários não tenham que se deslocar para locais distantes a fim de cursar o nível superior.

O vereador Péricles Carvalho convidou a comunidade para comparecer à primeira audiência pública da ferrovia oeste-leste, bem como apresentou o projeto de lei nº 15/2011, que propõe a substituição de sacolas plásticas por sacolas ecológicas em Guanambi, em estabelecimentos privados e órgãos do poder público.

A vereadora Eponina Gomes falou que sempre defendeu uma definição quanto a casa dos estudantes em Salvador (REG) e informou que irá se reunir com o prefeito para encontrar uma solução. Disse também que buscará o Deputado José Rocha, presidente da comissão de esporte, apoio na luta do GAC em Guanambi. A vereadora também se dirigiu aos mototaxistas presentes informando que deseja compreender qual critério foi utilizado para a concessão recente de alguns coletes e que entrará em contato com o prefeito para esclarecer a situação.

O vereador Vá Donato agradeceu ao prefeito Charles Fernandes pelo empenho em convidar o Ministro da Agricultura, Drº Wagner Rossi, que comparecerá à Exposição Agropecuária de Guanambi, bem como pelo patrolamento das estradas da zona rural, em especial do baixio. Também defendeu a manutenção e continuidade da REG.

O vereador Carlos Jackson (Loló) esclareceu aos mototaxistas que soube que uma funcionária da prefeitura teria dito aos mototaxistas que ele e a vereadora Eponina Gomes estariam impedindo a liberação de novos coletes, o que foi desmentido pelo vereador, que disse querer clareza e transparência no modo como a concessão de coletes é realizada pelo município. Loló também parabenizou pelo início das obras da Adutora do Algodão, já tendo visitado áreas da obra.

O vereador Edilmar Ladeia informou que entrará em contato com o Deputado Arthur Maia para encontrar uma solução em conjunto com o poder público municipal e iniciativa privada para que a REG continue sendo um importante ponto de apoio para os estudantes de Guanambi que estudam em Salvador.

Por fim, o vereador Adão Oliveira defendeu que o governo federal e estadual precisam investir mais na qualificação e reconhecimento dos professores, citando o relato da professora Amanda Gurgel, professora de português da rede pública do Rio Grande do Norte, que relatou dificuldades no exercício da profissão no país

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão