BAMIN e Senai inauguram programa de qualificação em Guanambi

Na quinta-feira, 28 de abril, foi realizada às 14h, no Centro de Cultura de Guanambi, a aula inaugural do Programa Mina de Talentos, uma  parceria da Bahia Mineração (Bamin) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo do programa, numa primeira etapa, é qualificar profissionalmente seis mil e quinhentas pessoas que residem em cidades do sudoeste e do litoral sul da Bahia para atuar nas fases de construção e operação do projeto Pedra de Ferro, da Bamin.


A aula inaugural do curso de qualificação do Projeto Mina de Talentos contou com as presenças do superintendente de economia solidária, Hebert Lisboa, representando o Governador, Jaques Wagner, vice-presidente da BAMIN, Clóvis Torres, Deputado Federal Artur Maia, Deputada Estadual Ivana Bastos, Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, Prefeito de Pindaí, Lorivaldo Teixeira (Loro), que usaram da palavra para cumprimentarem dos jovens do Minas de Talentos. 

Também estiveram presentes os vereadores de Guanambi (Presidente Hugo Costa, Nenzinho, Eponina e Augustinho de Morrinhos), Secretário de Indústria e Comércio, Vandilson Medeiros, Secretária de Ação Social, Graça Cotrim, Presidente do Sindicato dos Comerciários, Alípio Guimarães, Presidente do SISPUMUR, Vilma Moura, Coordenador do Pólo Sindical da FETAG-BA, Cosme Nascimento. 


O Vereador José Carlos Latinha realizou uma importante palestra sobre Cidadania e Ética no Trabalho, abordando a importância da qualificação profissional para o futuro dos mais de 320 jovens presentes na aula inaugural do programa Minas de Talentos da Bamin.

 Ainda em fase de implantação, o projeto Pedra de Ferro envolve a construção de uma mina, que vai  produzir 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, e de uma usina de beneficiamento desse minério, ambas em Caetité (BA), além de um terminal portuário de uso privativo da empresa, a ser construído em Ilhéus (BA). Para viabilizar o programa Mina de Talentos, foram criados centros de formação em cidades localizadas na área de abrangência do projeto, inicialmente em Caetité, Guanambi e Ilhéus.

“É importante lembrar que a maioria dos qualificados será aproveitada nas fases de construção e operação do projeto da Bamin. Serão mais de cinco mil vagas em cursos de capacitação para a fase de construção e quase mil vagas para os cursos voltados para a fase de operação”, informa o vice-presidente executivo da Bamin, Clovis Torres.

Visão social - Segundo ele, a Bamin pretende tornar-se uma das mineradoras mais modernas do mundo, podendo transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil. “O Mina de Talentos demonstra visão social, já que a empresa inicia um programa de qualificação profissional antes mesmo da implantação de seu empreendimento”, avalia.

Segundo o gerente regional do Senai para o Sul e Sudoeste da Bahia, Jurandir Hendler, o Mina de Talentos já pode ser considerado o maior programa de qualificação profissional realizado pela iniciativa privada na Bahia, neste início de década. Além disso, o  programa não chama atenção apenas pela quantidade de pessoas que serão capacitadas, mas principalmente pelo investimento, que será de R$ 16,7 milhões até 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão