Situação da biblioteca pública de Guanambi

Hoje(30), o Vereador e Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Obras, José Carlos Latinha, visitou a biblioteca pública municipal para verificar a situação do prédio e da estrutura dessa importante instituição de leitura e do conhecimento, tendo em vista a denúncia dos estudantes sobre o abandono da biblioteca municipal. 

O vereador vai encaminhar ao Prefeito Municipal, Conselho Municipal de Educação e a Secretaria de Educação um relatório sobre a situação da biblioteca e reivindicará do Poder Executivo a agilização do projeto de implantação de uma nova biblioteca para Guanambi. Uma cidade com mais de 80 mil habitantes não pode tratar a cultura e o conhecimento com abandono e descaso como está acontecendo com a biblioteca municipal. Essa reivindicação foi encaminhada pela LIBRO várias vezes e até hoje não foi encaminhada nenhuma solução.

Fotos da situação da biblioteca pública de Guanambi



A importância da biblioteca para a promoção de hábitos de leitura 

 

Nas sociedades contemporâneas, a leitura (em contexto escolar, profissional ou de lazer) assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, econômico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem refletido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor.

Comentários

Érica Ribeiro disse…
A RESIDENCIA DO ESTUDANTE DE GUANAMBI (R.E.G.) com o consentimento da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO e contando com o apoio dos FUNCIONÁRIOS e AMIGOS da BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE GUANAMBI realizou no dia 01 de Agosto de 2011 o trabalho de organização dos livros doados da Biblioteca. Estes livros foram doados à Biblioteca Pública por personalidades importantes da cidade de Guanambi. Estavam ao caos em uma sala, espalhados pelo chão ou encaixotados dividiam o espaço com escadas, mesas e cadeiras quebradas, por falta de condições mínimas para o armazenamento e disponibilização dos livros ao público.

O projeto fundamentou-se na necessidade de dispor estes livros em prateleiras adequadas para que, dessa forma, os estudantes pudessem ter acesso a este patrimônio cultural no nosso município. O trabalho percorreu durante todo o dia com grande mobilização popular, conseguimos boa parte dos recursos necessários por meio de contribuições de pessoas que conhecem e valorizam a causa. Com a ajuda dos funcionário e amigos, os moradores e estudantes da R.E.G. conseguiram remover os entulhos e selecionar os melhores livros para a pesquisa. Buscamos dispor os livros em prateleiras de fácil acesso ao público separando-os por área de estudo.

A sala que outrora era repleta de entulho e ácaro transformou-se em um espaço limpo e agradável à busca pelo conhecimento. Ressalta-se a necessidade de valorizarmos a importância que a Biblioteca Pública possui para o nosso município, sua relevância histórica e cultural deve ser preservada e urgentemente percebida pelas nossas autoridades e pela comunidade guanambiense.O resultado do trabalho foi elogiado por aqueles que ajudaram no mutirão e também aos que buscaram conhecer o novo espaço da Biblioteca Pública. O acesso a sala está aberto ao público e esta pode ser utilizada como área de estudo.
LIVROS disse…
Prezado confrade José Carlos Latinha. Estou apreensivo com o destino que a Biblioteca de Guanambi está tendo. Será que os políticos de nossa terra ainda não conscientizaram da necessidade de uma Biblioteca Pública? O seu trabalho fiscalizador é muito importante e tem todo o meu apoio. Um amplexo Dário Teixeira Cotrim

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão