Projeto vai introduzir gestão participativa da pesca em Malhada



Por: Francisco Ribeiro -CDN

Iniciativa da Bamin em parceria com o Icon terá a participação de pescadores das lagoas de Mocambo, Samba e Pau D’Arco, no trecho médio do Rio São Francisco

Comunidades pesqueiras do município de Malhada (BA), a 899 km de Salvador, participarão de uma iniciativa que irá introduzir a gestão participativa da pesca nas comunidades de Pau D’Arco, Parateca, Ilha do Zezé e Mocambo, no trecho médio do Rio São Francisco.

O projeto Pesca Sustentável terá como cenário as lagoas de Mocambo, Samba e Pau D’Arco, e terá a participação de mais de 750 pescadores da região. De iniciativa da Bahia Mineração em parceria com o Instituto do Conhecimento (Icon), irá aliar o conhecimento cultural ao científico, na busca por soluções participativas para a sustentabilidade da pesca artesanal e geração de renda.

O Pesca Sustentável foi lançado oficialmente na Câmara de Vereadores de Malhada, com a presença de representantes da Bamin e Icon, autoridades – incluindo o prefeito Valdemar Lacerda e o presidente da Câmara, Jorge Aragão – representantes e líderes comunitários, e muitos pescadores.

Segundo José Roberto “Zé Pescador”, representante do Icon e um dos coordenadores do projeto, o Pesca Sustentável tem um aspecto social muito forte por melhorar a renda do pescador. “Eles já conhecem todo o ecossistema local, pois são pescadores-agricultores. O projeto vai ajudá-los a melhorar a gestão da pesca. A cada um real que você agregue ao pescado comercializado já é possível melhorar a condição de vida deles”, explica. Zé Pescador afirma que também serão realizados estudos para avaliar o cultivo do surubim nas lagoas, peixe de grande importância comercial.

Após um ano, os pescadores terão mais conhecimento para conviver de maneira sustentável com a biodiversidade local. “Eles também estarão mais bem organizados para gerir seu negócio, promovendo o desenvolvimento de suas colônias e das comunidades locais”, explica Luciana Gutmann, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Bamin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão