EXCLUSIVO: A natureza responde ao processo de degradação dos Riachos do Belém e Brindes

Fotos: Eder Oliveira - Blog do Latinha

Hoje(13), em Guanambi, os Riachos do Belém e Brindes inundaram a cidade devido as fortes chuvas  dos últimos dias que atingiu 300 ml, que causou o rompimento da barragem do Belém, provocando uma grande alagamento nas avenidas próximas as margens dos riachos. Também houve deslizamento de terra e interdição de diversos trechos ao longo do Parque da Cidade e das avenidas Deolinda Martins e Sandoval Moraes.

A cidade precisa refletir sobre o processo de poluição, degradação, desmatamento e de destruição dos Riachos Belém e Brindes, onde foram construídas diversas obras proximidades as marginais dos riachos, que é proibido pela legislação ambiental.

O Vereador José Carlos Latinha, em maio/2010, propos a criação do Parque Fluvial do Riacho Brindes para ajudar na recuperação e preservação do Rio Carnaíba de Dentro. Em todo o percurso, podemos observação a contradição entre a beleza da natureza e a degradação dos Riachos Brindes e Belém. No trecho entre o Parque da Cidade, passando pela UNEB e atravessando o bairro Brindes encontramos diversas agressões ao meio ambiente.

Outro aspecto importante a ser destacado é o processo de aterramento das diversas lagoas de contenção de água que tem provocando o alagamento de diversas áreas da cidade. A natureza está dando respostas ao processo de destruição e de degradação ao meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão