17º FESTIVAL DE REISADO DE MORRINHOS




Reisado mantém a tradição em Morrinhos 


Mantendo a tradição, hoje (29), às 19 horas, o Distrito de Morrinhos foi sede do 17° Festival de Reizado, movimentando a comunidade local em torno desta tradição que reflete a cultura popular tão ricamente expressada no reisado. A comissão organizadora formada por seu Alziro, Celito Brito  e Nair de Fátima (Departamento de Cultura da PMG) não mediu esforços e com apoio total da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Divisão de Cultura, organizou o evento, em um nível que merecia. A solenidade oficial de abertura contou com a presença do Prefeito Charles Fernandes, representando o Presidente da Câmara, Hugo Costa, Vereador José Carlos Lélis - Latinha, representante do Vereador Agostinho de Morrinhos,  Homero Castro, e os Radialistas Gilson Medina e Joaquim José.

A Professora Nicélia fez a abertura do evento, falando da história do distrito de Morrinhos e saudando os 15 ternos de reis presente.

O Vereador Latinha, representante do Presidente da Câmara, Hugo Costa, lembrou que o reisado tem suas raízes históricas e parabenizou a comissão por manter a tradição e o Prefeito Municipal pelo apóia ao evento e relembrou que foi o autor do Projeto de Lei que regulamentou o Festival em Morrinhos, destacando o empenho do Sr. Alziro e de Tião na organização histórica do evento.

Seu Alziro, agradeceu a participação de todos e o apoio da Prefeitura. O representante do Vereador Agostinho, Homero Castro, falou sobre a importância da tradição cultural do reisado e agradeceu o Prefeito Charles Fernandes.

Nair de Fátima relatou sobre a história do reisado e destacou a importância do resgate do calendário cultural e a realização do festival em janeiro, conforme o calendário cultural do município.

Encerrando o ato, o Prefeito Charles Fernandes declarou “que graças ao empenho dos reiseiros e do Sr. Alziro, há 16 anos este evento é realizado com sucesso e a Prefeitura não vai deixar morrer esse importante evento da cultura de Guanambi".

15 ternos de reis participaram e abrilhantaram o festival, aberto com missa solene e a participação das cidades de Guanambi, Caetité, Pindaí e Igaporã: Felícia, Terno de Alziro, Pajeú dos Ventos, Tanque (Pindaí), Terno de Zé Lopes, Tabua I , Batateira, Barra, Poço Comprido, Pedra Branca - Igaporã, Alto Caiçara, Fazenda Lapa, Reisado Boa Sorte (Mulheres), Morro e Devotos de São Sebastião. 

A Comissão de Julgadora do festival foi formada pela Professora Maria Aparecida Marques, Professor Josias e Dona Terezinha. Também o 17º Batalhão da Polícia Militar foi prestigiar e colaborar com o festival.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão