PROGRAMA TRILHA AMPLIA PERSPECTIVA PROFISSIONAL DE JOVENS BAIANOS

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos.
Em reconhecimento à necessidade de capacitar a mão-de-obra jovem e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, neste sábado (27), 701 rapazes e moças, entre 18 e 29 anos, receberam os certificados pela participação no Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo de Trabalho (Trilha).
A cerimônia foi realizada na praça de eventos da Fundação Antonio Almeida e Silva (Fundal), no município de Ipirá, a 218 quilômetros de Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e lideranças políticas da região.
"Esse curso é um incremento para fortalecer a formação de vocês", disse o governador aos alunos que residem nas cidades de Ipirá, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Lapão, Sobradinho e Xique-Xique.
Foram oferecidos cursos nos arcos ocupacionais da Administração, Vestuário e Agroextrativismo.
Viviane Ferreira saiu de Irecê para receber o certificado. "O curso me ajudou a aprender sobre o que é trabalhar em empresas. Tivemos a oportunidade de fazer 50 horas de estágio. Colocar em prática o que aprendemos foi muito bom. O que eu mais gostei foi fazer arquivos de documentos. Achei que fosse complicado, mas com o curso aprendi que não é tão difícil".
A estudante Géssica Machado, 16 anos, é uma apaixonada por moda. Por isso optou pelo curso de Vestuário, que durou 4 meses. "Gostei muito dos professores. Foi importante para meu conhecimento pessoal e profissional. Aprendi sobre moda, confecção de roupas, tudo na área que mais me interessa. Quero fazer estilismo, moda, algo a ver com roupas. Eu apenas gostava e não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto. Me sinto mais preparada".
Residente em Jacobina, Renilson da Silva Pinto subiu ao palanque e falou em nome de todos os alunos que concluíram o curso. Para ele, o projeto estimula a interação entre os estudantes. "Às vezes, os jovens, sem perspectiva de vida, vão para outros caminhos e se perdem. Nós temos capacidade, temos condições de participar e desenvolver a qualificação profissional. Fizemos amigos e esperamos levar essa bagagem para toda a vida".
Wagner agradeceu o apoio das prefeituras e das instituições que aderiram ao programa. "Esse curso é um incremento para fortalecer a formação e o caráter de vocês, jovens".
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, explicou que o Trilha é um programa para o trabalho, mas também é uma iniciativa de valorização da juventude. "Para isso, nós abrimos as portas do Sine (Sinebahia) e cadastramos esses jovens. Acreditamos que a qualificação amplia as perspectivas deles em relação ao mercado do trabalho".
Durante a entrega dos certificados, Vasconcelos lembrou que o Programa Trilha é executado com recursos exclusivamente do governo estadual, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Bahia (Funcep). Como incentivo, os participantes receberam uma ajuda de custo no valor de R$ 100. A expectativa é que, até o final deste ano, 10 mil jovens tenham sido capacitados pelo programa.
Ao discursar às centenas de jovens, Jaques Wagner observou que, em quase quatro anos, foram registrados quase 270 mil empregos com carteira assinada. Para o governador, a intenção do Trilha é fazer com que baianos e baianas conquistem seus espaços na sociedade com dignidade e autonomia financeira. "O programa foi pensado para dar à nossa juventude um horizonte mais ampliado. O importante é que cada um tenha um trabalho remunerado para sobreviver. Este é o estímulo que queremos dar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão