Velho Chico ganha espécie nativa ameaçada de extinção


O Rio São Francisco vai receber cerca de dez mil microalevinos de um peixe natural de suas águas, mas que está em processo de extinção: o surubim (também conhecido como pintado), de difícil reprodução em cativeiro.

O sucesso da iniciativa deve-se ao Projeto Surubim, realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, que visa repovoar a bacia do São Francisco com a espécie. O início do peixamento do Velho Chico acontece em 29 deste mês, na cidade de Santana (a 813 quilômetros de Salvador), e fará parte das comemorações do Dia do Pescador na Bahia.

“O surubim é um peixe típico dessa região, mas sua população foi reduzida consideravelmente, devido à sobrepesca e às práticas predatórias. Não podemos permitir que a espécie baiana se perca”, afirmou o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Até dezembro, o rio deve receber dez milhões de alevinos.

A pesquisa da Bahia Pesca começou em 1999, com a captura dos peixes na região de Guanambi. Eles passaram por um longo período de aclimatação na estação de piscicultura de Joanes II (em Camaçari), que envolveu a manutenção dos peixes em tanques com água de parâmetros similares aos do São Francisco, treinamento alimentar (para se adaptarem à ração), fertilização e um período nas incubadoras.

Na ocasião do peixamento, o material genético obtido em Joanes será transferido para a estação de piscicultura de Porto Novo, na cidade baiana de Santana, às margens do Rio Corrente, afluente do São Francisco. “Com a reprodução do pintado em cativeiro, poderemos dar continuidade ao repovoamento do rio, já que o Ibama só permite a introdução de peixes piscívoras se eles forem originários da bacia hidrográfica que receberá o peixamento”, disse Albagli.

Considerando-se os vários tipos de surubim existentes, a Bahia é o maior produtor da espécie no Brasil, com produção superior a duas mil toneladas em 2007 (segundo dados do Ibama), o que equivaleu, na época, a mais de R$ 10 milhões.

O pintado


Pseudoplatystoma corruscans é o nome científico do pintado, o maior surubim da América do Sul. Sua principal característica, que o diferencia do cachara, é o fato de possuir somente pintas espalhadas pelo corpo, em vez de listras ou faixas. O pintado pode atingir cerca de dois metros de comprimento e pesar 90 quilos. Possui carne saborosa e por isso é muito desejado pelos pescadores do Velho Chico, seu habitat.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão