30ª DIRES: Situação Epidemiológica da Dengue em Guanambi e Região


Desde o início do ano de 2010, até a semana epidemiológica 20(21/050 foram notificados pelos municípios da 30ª Dires, 790 casos de Dengue. Os serviços de Vigilância Epidemiológica dos municípios têm acompanhado os casos e encaminhado material para o LACEN para sorologias. De acordo com os dados do SINAN (Sistema de Notificação de Agravos Notificáveis), o número de casos aumentou no mês de março, com alguns casos confirmados laboratoriamente, o que fez com que fosse autorizada pelo nível central a aplicação de UBV em algumas localidades.

O município de Guanambi tem o mais expressivo registro de casos notificados e confirmados. Até a semana 22(05/06) os dados são os seguintes: Notificados 516 e confirmados 117 (Fonte: SINAN NET/30ª Dires).

Além de Guanambi, destacam com maior número de notificações, os municípios de Matina e Palmas de Monte Alto, porém desde o surgimentos de casos notificados de Dengue Clássica com complicações e obedecendo sempre os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica Regional tem garantido a aplicação do UBV nas localidades indicadas. Até o momento já foram borrificadas 41 localidades em Guanambi, as cidades de Matina, Iuiu (inclusive o distrito de Pindorama), Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras (inclusive Mandiroba). Tal medida contribui para a interrupção da transmissão da doença, porém a ação indivudual e coletiva de toda a população é que pode garantir o controle da endemia.

Fonte: www.saude.ba.gov.br/comitedengue/divep.gtfad@saude.ba,gov.br/dires.30@saude@saude.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão