Serra vai instalar Ministério da Segurança num quartel da PM. Com o apoio do PCC


Conversa Afiada

Paulo Henrique Amorim

Aqui jaz a segurança tucânica de São Paulo


Saiu no Agora (único jornal de São Paulo que presta), pág. A6 :

“PMS são suspeitos de agredir 2 jovens em quartel – Vítimas teriam apanhado no mesmo batalhão da PM onde um motoboy foi torturado e morto no último dia 10. Até gás de pimenta teria sido usado.”

No dia 10 de abril, PMs da mesma companhia, a 1ª., do mesmo 9º. Batalhão da PM, 12 policiais militares são suspeitos de torturar e matar o motoboy Eduardo.

No dia 3 de fevereiro de 2004 – em plena vigência da Era Tucânica de São Paulo – na Zona Norte de São Paulo, policiais militares torturaram e mataram o dentista Flavio Sant’Ana, negro como Eduardo.

O José Inacabado Serra disse a seu vice-presidente in pectore, o Datena, que, se fosse eleito – porque não será –, criaria o Ministério da Segurança.

Ele se esquece do Ministério da Justiça e da Polícia Federal.

No governo de que ele foi o Grande Planejador, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal não tratavam de criminalidade nem de segurança.

A Polícia Federal no Governo de que ele foi o Grande Planejador dedicava-se a desconstruir candidaturas rivais à Presidência.

E a abafar a investigação sobre o Dossiê Cayman.

(O Leandro Fortes entende muito disso, do Dossiê Cayman e do papel edificante da PF de FHC.)

Agora, Serra, com a autoridade de quem governou um Estado em que os presídios são controlados pelo PCC (*), sai por aí a falar de um Ministério da Segurança.

Por que ele não dá um pulinho numa das sete favelas da Tijuca que a PM do Rio ontem ocupou sem precisar dar um tiro – clique aqui para ler na primeira página do Globo ?

As UPPS são a única novidade em matéria de segurança pública do Brasil.

Se o Serra fosse um candidato sério, subia lá no Borel antes de dizer besteira.

Afinal, o que pensa esse rapaz ?, se perguntou um dia o filósofo Paulo Arantes, numa sabatina na Folha.

Quem ele pensa que engana ?, se pergunta um modesto blogueiro, com alguma frequência.

Paulo Henrique Amorim

(*) A participação dos gestores dos presídios de São Paulo, o PCC, no atentado a um senador paraguaio alcança a imprensa mundial, como revela o nosso colaborador Stanley Burburinho (**). O mundo se curva à gestão tucana de São Paulo:

BBC Brasil: PCC chegou no Paraguai:

“Atualizado em 28 de abril, 2010 – 16:54 (Brasília) 19:54 GMT

AMÉRICA LATINA

Paraguai prende mais dois brasileiros por atentado contra senador

Marcia Carmo

De Buenos Aires para a BBC Brasil

Acevedo sobreviveu ao ataque e está internado em um hospital

A polícia da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, prendeu nesta quarta-feira mais dois brasileiros acusados de participação no atentado contra o senador Robert Acevedo, segundo assessores do Ministério do Interior do Paraguai.

Com as prisões, sobe para quatro o número de brasileiros suspeitos de envolvimento com o atentado, ocorrido na segunda-feira em Pedro Juan Caballero.

Segundo o jornal paraguaio ABC Color, Josué dos Santos e Daniel dos Santos seriam ligados ao grupo criminoso Primeiro Comando Capital (PCC), o que não foi confirmado pelo Ministério do Interior.

A promotora do caso, Lourdes Peña, disse à BBC Brasil que se está “trabalhando com várias hipóteses”, entre elas a de que os detidos seriam traficantes e ligados ao PCC.

“Tivemos uma conversa preliminar com o senador e começamos as investigações a partir de suas denúncias. Mas não há conclusões ainda.”

“Estamos na etapa inicial da apuração dos fatos. Temos seis meses para realizar a investigação”, disse, por telefone, não descartando que outros brasileiros possam ser presos.

Outros suspeitos

Os dois suspeitos presos nesta quarta-feira foram levados para o Departamento de Investigações da cidade de Pedro Juan Caballero, no departamento (Estado) de Amambay.

De acordo com a polícia, eles teriam sido presos quando tentavam chegar à casa de um suposto traficante de drogas em um carro Gol branco, mas não foram revelados mais detalhes da operação.

Os outros dois brasileiros já tinham sido presos na terça-feira, Nevailton Marcos Cordeiro e Eduardo da Silva, também foram apontados pela imprensa paraguaia como integrantes do PCC, o que não foi confirmado oficialmente.

A rádio Ñanduti informou que soldados do Exército paraguaio e policiais realizam nesta quarta-feira operações conjuntas nas casas de supostos traficantes e de suspeitos pelo atentado contra o senador, que é do Partido Liberal, da base governista.

O presidente Fernando Lugo, acompanhado por um grupo de ministros, visitou o senador e vários locais de Amambay e dos outros departamentos nos quais, desde sábado, impera o estado de exceção.

A medida foi implementada por Lugo, após aval do Congresso Nacional, para capturar integrantes do grupo rebelde EPP (Exército do Povo Paraguaio).

De acordo com o governo, o grupo seria ligado às FARC (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia) e responsável pela morte de quatro pessoas na semana passada.

Entre os mortos estariam dois brasileiros, de acordo com fontes do governo do Brasil.

Segundo a polícia, até o momento, não existem indícios de ligação entre o EPP e o crime contra o senador paraguaio.

(**) Cuidado Burburinho, sua reputação corre sério risco. Você pode ser vítima de um ataque mortal das forças sinistras do Graeff – como demonstrou o Leandro Fortes na Carta Capital - e dos sentinelas avançados da baixaria do Serra na internet, como denunciou o deputado federal Brizola Neto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão