Estado da Bahia recebe mais 67 ambulâncias do SAMU

A Bahia contará com mais 67 unidades de suporte básico (USB) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). A entrega das ambulâncias será feita pelo presidente Lula em solenidade no próximo dia 25, na cidade de Tatuí, em São Paulo. A Secretária da Saúde do Estado (Sesab) já está tomando providências para trazer ambulâncias para Salvador, onde será feita redistribuição para as regiões baianas.A ampliação do SAMU na Bahia é fruto de uma parceria entre governos municipais e estadual que, em sucessivas negociações mediadas pela Sesab e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pactuaram a formatação do programa no estado. Os projetos para implantação dos SAMU regionais foram montados por técnicos da Sesab e encaminhados para aprovação junto ao Ministério da Saúde. Os projetos acompanham a política de investimentos na regionalização de hospitais e é parte fundamental da rede de saúde que está sendo implantada atualmente na Bahia.

No estado, serão beneficiados 66 municípios que tiveram projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009, abrangendo as microrregiões de Teixeira de Freitas (Extremo-Sul), Brumado (Sudoeste), Barreiras (Oeste), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (estas últimas compõem a Macrorregião Norte da Bahia). Com isso, a cobertura do SAMU na Bahia chegará a cerca de 45% da população, atendendo a mais de seis milhões de baianos. A previsão é que, com a expansão do serviço, esse número chegue a 73% até o final de 2010. Com a entrega das ambulâncias, a região de Paulo Afonso passa a ter 100% de cobertura.

Os SAMU regionais, que atualmente são cinco, com sedes em Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Paulo Afonso, passam a ser onze, com a inclusão das regionais de Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, além de Juazeiro e Senhor do Bonfim.


Prioridade do Governo

O investimento para implantação do SAMU-192 é de responsabilidade do Ministério da Saúde, disponibilizando os equipamentos das ambulâncias de suporte básico e avançado de vida, assim como os recursos para a Central de Regulação Médica das Urgências. O custeio mensal de cada equipamento do SAMU-192 é de responsabilidade conjunta das três esferas de governo.

Até o final de 2006 a Bahia não participava do financiamento do SAMU-192. A partir de 2007, o programa passou a ser uma das ações prioritárias do Governo do Estado. Naquele ano, a Sesab passou aos municípios com o SAMU implantado o equivalente a três anos do financiamento estadual (2007 e a divida deixada de 2005 e 2006).

A Sesab, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, elaborou os Planos Regionais de Atenção às Urgências, junto aos Colegiados Gestores das 28 Microrregiões de Saúde. Com isso, foram elaborados projetos de implantação de SAMU-192, os quais foram encaminhados para aprovação pelo Ministério da Saúde. Não existe qualquer ingerência externa às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para definir quais municípios terão a implantação do SAMU 192. O critério é exclusivamente a aprovação pelo Ministério da Saúde de projetos elaborados pela Secretaria da Saúde do Estado junto com as Secretarias Municipais de Saúde.

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