Gestores escolares terão suporte de 300 técnicos da Secretaria da Educação

No intuito de assegurar o bom andamento do ano letivo, 300 técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia vão realizar um monitoramento em todas as escolas da rede estadual, no período de 22 deste mês (segunda-feira) a 6 de março.

A força tarefa visa apoiar os gestores escolares a solucionar eventuais dificuldades no funcionamento das escolas. O assunto foi discutido, nesta sexta-feira (19), durante videoconferência realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A ação integra a segunda fase do projeto Escola 10, que desde outubro vem trabalhando cuidadosamente no processo de planejamento participativo do ano letivo e acompanhamento das escolas.

“Temos uma rede muito espalhada e ainda não tínhamos um instrumento de monitoramento do sistema de gestão. Há necessidade de uma presença mais próxima da secretaria nas escolas. Não para fiscalizar, mas para monitorar e ajudar iniciar o ano letivo sem sobressaltos. É preciso nos antecipar aos problemas”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Para o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, esta é uma iniciativa muito positiva. “É muito bom ver a secretaria fazer todo o esforço no sentido de garantir todos os meios e recursos necessários para viabilizar o ano letivo sem nenhuma complicação”.

Durante esses 15 dias, todas as escolas serão visitadas nos três turnos de funcionamento. Na oportunidade, os técnicos vão conversar com os diversos segmentos da escola, incluindo aluno, professor e gestor. O processo de acompanhamento terá continuidade ao longo do ano.

Como destaca a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Escolar, Eni Bastos, esta será uma visita estratégica e estruturante para a preparação do ano letivo. O primeiro passo foi um diagnóstico completo das unidades escolares, que envolveu desde as dimensões pedagógicas, de infraestrutura, pessoal/relacional e administrativo financeiro. A secretaria trabalha com um plano de intervenção, de acordo com o problema detectado.

“O que importa para quem trabalha com educação é garantir às nossas crianças, jovens e adultos o direito de aprender. Queremos que as escolas iniciem o ano letivo sem problemas, para que o processo ensino aprendizagem seja mais efetivo”, ressaltou Barreto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão