Wagner fala sobre o combate à violência e ao tráfico de drogas


O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e outros veículos de comunicação.


Na abertura do primeiro programa Conversa com o Governador do ano, o governador Jaques Wagner fala sobre educação e segurança pública. “Estamos aprimorando o nosso serviço de inteligência, porque para combater o crime organizado é preciso cortar a lavagem do dinheiro”, afirma.

Na educação, segundo Wagner, houve ampliação da verba para as universidades e 460 mil pessoas foram formadas pelo Todos Pela Alfabetização (Topa). O ensino profissionalizante conta com seis vezes mais alunos matriculados. Segundo ele, estão sendo feitas reformas em 130 escolas no interior do estado e foi também lançado o Festival da Canção Estudantil.

“Está sendo montada uma rede para melhorar a qualificação dos professores – nesse momento há 18 mil professores se qualificando, a maioria deles do ensino municipal, para que eles possam ter também o terceiro grau e, portanto, um desempenho melhor”.

Wagner diz que o valor investido pelo Estado em transporte escolar foi multiplicado por cinco e que há planos para a realização de mais concursos para contratação de professores, além da previsão de melhora da condição de trabalho.

“Esse ano de 2009 foi de crise, portanto, nós tivemos limitações orçamentárias e por isso em alguns casos não pudemos contratar o tanto de profissionais que gostaríamos. Vamos esperar a melhora da economia e do orçamento para que a gente possa ampliar a oferta de trabalho e serviço para a população”, adianta.

Segurança - Sobre a Segurança Pública, o governador diz que a Bahia está enfrentando a violência e o tráfico de drogas com muita determinação e trabalho. “Estamos fazendo esse enfrentamento usando as melhores técnicas utilizadas pelos governos no Brasil e no mundo”, informou. Segundo ele, foram contratados 3,2 mil soldados da Polícia Militar (PM) e mais 3,2 mil começam o curso para trabalhar no patrulhamento ostensivo.

“Melhoramos os equipamentos da polícia com colete, armas, munição, veículos”. Segundo o governador, foram alugados 540 veículos durante os três anos de sua gestão e está sendo feita uma licitação de mais 640 veículos. “Ao todo serão mais de mil veículos novos e 300 motos”, contabiliza.

Wagner lembrou também o lançamento do programa Ronda nos Bairros, que começou em Tancredo Neves/Beiru, se estendeu a Periperi e agora no começo do ano vai para mais três bairros da capital e de Feira de Santana.

O governador disse ainda que a Bahia foi o primeiro estado a fazer convênio com o Ministério da Justiça e já implantou a carteira de identidade informatizada e digitalizada, que auxilia no combate à emissão de documentos falsos por bandidos. “Temos também um convênio com a FBI, com equipamentos super modernos para fazer rastreamento de lavagem do dinheiro”.

Para o governador, o primeiro estágio do combate à violência é aquele que evita que o jovem vá para o mundo do crime e da droga, que se reflete nos quesitos escola, família, educação, geração de trabalho, emprego e renda. “Nós estamos trabalhando muito, mas cada vida que é perdida dentro do mundo do tráfico de drogas é sentida pelos familiares. E não pense que o governador não sente, sente muito, porque eu acompanho todo o desenrolar dos fatos aqui na Bahia”.

Fonte: ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão