Saúde em Movimento atende mais de 14 mil pessoas em Ituaçu




Dona Inês Pimenta é aluna do programa estadual Todos pela Alfabetização (Topa) e sofre com a catarata há dois anos. O problema na vista fez com que por diversas vezes abandonasse a sala de aula. Mas, com a chegada do programa Saúde em Movimento, neste sábado (19), ao município de Ituaçu, a 524 quilômetros de Salvador, ela começou a escrever outra história de vida. "Antes eu enxergava as letras todas embaralhadas. Era como se tivesse uma fumaça na minha frente. Agora eu tô enxergando tudo. Está ótimo", comemorou.

Dona Inês é um dos mais de 14 mil beneficiados na cidade com o programa, que leva atendimento oftalmológico para os municípios. Desde que começou, em outubro, no município de Mortugaba, até hoje, já foram realizados mais de 90 mil atendimentos oftalmológicos em toda a região Sudoeste. O atendimento médico é realizado preferencialmente em estudantes do Topa, por uma equipe formada por 75 profissionais, entre médicos, enfermeiros, instrumentistas, técnicos e profissionais de outras áreas.

Para o governador Jaques Wagner, fazer com que as pessoas voltem a enxergar e, com isso, continuem estudando, é a grande realização do governo. "A grande obra do governo é devolver a dignidade ao povo baiano. Aqui as pessoas entram muitas vezes com 10% da visão e saem com 80% dela. Isso é gratificante. Você perceber que as ações estaduais estão mudando para melhor a vida das pessoas. Além disso, a maioria das pessoas aqui são estudantes do Topa, e com a visão recuperada poderão estudar melhor", disse Wagner.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão