Eles estão mudando a face da saúde na Bahia (2)

Jorge Solla - Secretário Estadual de Saúde
Alfredo Boa Sorte - Superintendente de Assistência Integral de Saúde
Amauri Teixeira - Sub-secretário de Saúde


O Jornal Folha Metrô Nº 27 do Editor Ricardo Emanuel do Lago publicou uma importante matéria sobre a saúde na Bahia, destacando na manchete "Eles estão mudando a face da saúde na Bahia".

O Blog do Latinha publicará diariamente trechos das matérias do Jornal Folha Metrô.

Governo Wagner promove
revolução silenciosa na saúde

O governo Wagner implantou 26 lojas de Farmácia Popular do Brasil na Bahia. Jaques Wagner fez uma grande seleção pública em 2007 para contratos temporários para médicos e recentemente realizou o primeiro concurso público para médicos. Hoje, a Bahia conta com dois mil novos médicos e mais de 11 mil postos de trabalho na rede pública estadual. O governo Wagner aumenta de 53 para 400, as unidades de saúde da família. A maior ampliação da rede pública já realizada em um único governo.

O último hospital público de emergência contruído na capital foi o Hospital Geral do Estado (HGE) iniciado no governo Waldir Pires. Com isso ficou um grande déficit na oferta de leitos na capital para atendimento de urgência/emergência. Salienta-se que as 20 maiores capitais brasileiras, Salvador é a única que não tem nenhum hospital público municipal e não tem nenhum hospital privado (filantrópico ou lucrativo) com emergência funcionando pelo SUS.

O governador Wagner está fazendo a maior ampliação de leitos em hospitais públicos estaduais. Serão mais de 1.100 novos leitos ampliando o acesso da população a internações hospitalares. Já foram inaugurados o Hospital de Irecê e o de Juazeiro, o Hospital do Recôncavo (Santo Antônio de Jesus) entra em funcionamento ainda este ano e em 2010 serão inaugurados o Hospital da Criança (Feira de Santana) e o Hospital do Subúrbio (Um novo HGE) em Salvador. Além destes estão sendo ampliados leitos em diversos hospitais, entre eles: mais 100 leitos no Hospital Eládio Lassere em Cajazeiras (passando de 50 para 150), mais 100 leitos serão abertos no Hospital São Jorge, já foramm inaugurados 60 novos leitos no Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana, novos leitos de UTI no Hospital Manoel Vitorino, Hospital de Base de Vitória da Conquista e do Oeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão