Detectada radioatividade em lagoas e seis poços



Juscelino Souza

Sucursal Vitória da Conquista



A captação de água para consumo humano em seis poços artesianos e mananciais superficiais na zona rural dos municípios de Caetité (757 km de Salvador), Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora deve ser suspensa preventivamente a pedido do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A notificação às prefeituras foi apresentada na sexta-feira, 27, com base nos resultados da última coleta de amostra de água na região, feita em setembro pelo Ingá.

De acordo com técnicos do órgão, a análise detectou a presença de radioatividade alfa e beta acima do permitido pela Portaria 518/04 de potabilidade de água do Ministério da Saúde. Todos os poços nessa situação devem ser lacrados até segunda ordem.

Investigações - Por enquanto o Ingá não detectou qual elemento está provocando a radiação na água, mas estão em curso investigações, a partir de novas análises realizadas este mês nos mesmos locais.

Segundo a assessoria do órgão, além de apontar de onde vem o elemento emissor de radioatividade dos poços artesianos e lagoas da região, a investigação apontará “o melhor tratamento para se retirar o elemento radioativo da água”. A previsão de divulgação destes resultados é de 20 dias a partir da recomendação feita às prefeituras.

Está prevista a visita, próxima segunda, de uma equipe da Defesa Civil do Estado com o objetivo de listar as famílias que estejam necessitando de fornecimento alternativo de água.

Nenhuma das prefeituras se manifestou até o momento, alegando não terem sido comunicadas oficialmente. Quando isso ocorrer, os municípios devem, por precaução, apresentar formas alternativas de abastecimento de água para a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão