Conferência Estadual de Educação reúne 1,5 mil participantes





Construir coletivamente as diretrizes para um ensino de qualidade. Este é objetivo da 2ª Conferência Estadual de Educação (Coeed), que teve início nesta quarta-feira (25), com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, do secretário de Educação, Osvaldo Barreto, entre outras autoridades.

O evento, realizado na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, acontece até o dia 28 deste mês, sob o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.

No total, 1.500 participantes – entre estudantes, professores, gestores educativos e representantes de movimentos sociais – dos 417 municípios baianos discutem a melhoria da educação básica, profissional e superior.

“É a conferência com maior participação social do Estado. Daqui sairão as propostas a serem levadas para a Conferência Nacional de Educação, através de debates integrados sobre temas centrais para o desenvolvimento da educação baiana e nacional”, afirmou Osvaldo Barreto.

A Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, acontece entre os dias 28 de março e 1º de abril de 2010. Nela, serão discutidos dois pontos centrais: o plano e o sistema nacionais da educação brasileira.

“Por isso, as etapas estaduais são de fundamental importância para o êxito do evento em escala nacional. São as propostas de cada estado sendo levadas numa ação conjunta em prol da educação”, comentou Chagas.

Escola Parque

Na ocasião, o governador inaugurou a reforma da Escola Parque, sede da Coeed 2009. Foram realizadas intervenções em toda a estrutura da unidade de ensino, como o pavilhão de artes, sala de informática, refeitório, quadras poliesportivas, ginásio, teatro, biblioteca e salas de aulas. “Uma reforma de mais de R$ 1 milhão, numa escola de referência de ensino na Bahia, criada pelo renomado educador baiano Anísio Teixeira”, pontuou Wagner.

Ele lembrou que a recuperação da escola integra um amplo conjunto de ações em favorecimento da educação baiana, a exemplo do Topa (Todos Pela Alfabetização), que já alfabetizou 460 mil baianos, e do curso de formação oferecido a 18 mil professores estaduais. “Estamos realizando, também, uma grande ação de estruturação em 657 escolas da rede estadual de ensino, com investimentos de R$ 50 milhões, para preparar as unidades para o ano letivo de 2010”, enfatizou Barreto, ressaltando que todas as 1640 escolas estaduais da Bahia estão recebendo a atenção do Governo do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão