Ministro elogia revitalização de rios baianos

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou nesta quarta-feira (9) uma nota pública parabenizando o governo da Bahia pelos investimentos na revitalização dos rios urbanos do estado, em especial os localizados em Salvador.

A nota destaca os esforços empreendidos pelo governo estadual, por meio do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, e da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), para garantir à comunidade soteropolitana uma melhoria significativa na qualidade de vida.

Na íntegra, a nota pública:

“Senhor Governador,

Parabenizo o governo da Bahia pelo cuidado expresso nos investimentos de revitalização dos rios do estado. A população da capital baiana, que tem tanta beleza e diversidade étnica e cultural, merece programas efetivos de saneamento, restauração de matas ciliares e ampliação das áreas de lazer.

A meta da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) de aplicar R$ 600 milhões para atingir 90% de cobertura da rede de esgotamento sanitário até 2010 e o início do Programa de Restauração de Matas Ciliares pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) podem garantir à comunidade soteropolitana uma melhoria significativa na qualidade de vida, conforme anunciado no Seminário de Proteção e Revitalização de Rios Urbanos, realizado em 25 de agosto deste ano no Ingá, onde esteve presente um representante do Ministério do Meio Ambiente.

Com a retirada dos esgotos lançados in natura, os corpos de água voltam a ter vida, recuperam-se rapidamente e a cidade ganha de volta rios limpos e belos. Com o plantio de mudas nativas e de vegetação ciliar para realizar a arborização urbana e a recuperação de nascentes e rios, novas áreas de convivência social, prática de esportes e entretenimento poderão ser reincorporadas ao dia-a-dia da coletividade.

Nas últimas décadas, evidenciou-se que as soluções de canalização e tamponamento de rios urbanos não geram necessariamente os benefícios anunciados. Exceto em casos muito específicos, a melhor alternativa deve ser sempre a busca pela revitalização que propicie o uso dos recursos hídricos pela população.

Neste momento de debate na sociedade baiana sobre essas duas concepções, reafirmo o apoio do MMA ao governo baiano, especialmente às ações adotadas de maneira integrada para adoção de um modelo estruturante e sustentável do meio ambiente urbano.

Assim, coloco à disposição desse governo suporte técnico e institucional que eventualmente se faça necessário, a exemplo do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas e do Projeto de Parques Fluviais, em fase de implementação por este ministério, em parceria com estados, municípios e diversos segmentos da sociedade.

Atenciosamente,

Carlos Minc
Ministro de Estado do Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão