EXCLUSIVO: PCdoB tenta filiar vice Edmundo Pereira


O PCdoB lançou uma ofensiva para atrair para o partido o atual vice-governador do Estado, Edmundo Pereira, do PMDB, partido do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), virtual candidato peemedebista ao governo em 2010.

A idéia dos comunistas é criar uma alternativa de vice para a chapa da reeleição do governador, levando em conta a ótima relação que Wagner criou com Pereira, a quem passou a chamar publicamente com frequência de “irmão”, depois do rompimento do PMDB com seu governo.

Segundo confidenciou um parlamentar do PCdoB ao Política Livre, o plano facilitaria a idéia de conferir mais uma opção para a escolha do vice a Wagner, que trabalha neste momento com a perspectiva de escolher um candidato de sua máxima confiança para o posto.

Este teria sido o motivo porque o deputado estadual Marcelo Nilo, atual presidente da Assembléia Legislativa e um dos políticos mais ligados ao governador na Bahia, está deixando o PSDB para filiar-se ao PDT, o que deve ser concretizado nos próximos dias.

Plano dos comunistas seria manter Edmundo como vice na chapa de Wagner para 2010 (foto A Tarde)

Plano dos comunistas seria manter Edmundo como vice na chapa de Wagner para 2010 (foto A Tarde)

Wagner confessou algumas vezes a amigos que Nilo seria o candidato a vice dos seus sonhos, porque lhe atribui imensa lealdade, característica que favorece os planos do governador de candidatar-se ao Senado antes de encerrar um eventual segundo mandato, em 2014.

Dada a relação próxima que teria estabelecido com Edmundo e sua mulher, a deputada Marizete Pereira (PMDB), o governador tinha planos de mantê-lo na chapa, caso o PMDB não tivesse rompido com seu governo.

A mesma fonte comunista antecipa que a proposta de atrair o peemedebista serviria para “minar” ainda mais na Bahia as forças do ministro Geddel, responsável pela indicação de Edmundo para vice na chapa com que Wagner elegeu-se em 2006.

Por este motivo, tornaram-se muito fortes as especulações de que a operação iniciada pelo PCdoB teria o consentimento do governador, a quem políticos próximos atribuem uma mágoa pessoal com relação ao ministro Geddel que teria transformado-se num desejo de derrotá-lo politicamente “a qualquer custo”.

O fortalecimento recente do PCdoB na administração estadual, na qual acaba de emplacar a secretaria extraordinária da Copa (Secopa), a segunda do partido no governo, seria outro indicativo de que Wagner não estaria “inocente” sobre as movimentações da legenda.

Fonte: Blog Política Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão