12º Congresso do PCdoB

Reunião preparatória da Conferência Estadual mobiliza militantes para participação do 12º Congresso do partido.



A avaliação do desempenho dos dois anos de gestão do atual Comitê Estadual do PCdoB na Bahia e a preparação do 12º Congresso Nacional do PCdoB foram temas principais de reunião na sexta-feira (18/09), no Hotel Sol Barra, em Salvador.

"A cada dois anos, o Comitê Estadual do PCdoB faz um balanço da sua atuação e produz indicações, orientações e sugestões para o futuro comitê a ser eleito. Esse debate acontece nos comitês em todo o Brasil ", explica o presidente do PCdoB, Péricles de Souza.

O "Balanço de Desempenho do Comitê Estadual da Bahia no período de 2007 a 2009" traz uma avaliação do exercício do atual mandato da direção estadual, abrangendo todas as frentes de trabalho e comissões auxiliares da direção. "Foi um debate muito rico, onde também ficou definida uma proposta de composição do novo comitê, marcada pela renovação, em função do crescimento do partido em toda a Bahia", afirmou Souza.

Aliás, o crescimento da influência política e do contingente de filiados ao partido, nos últimos anos, foram os destaques na avaliação do desempenho da atuação direção estadual. Proeminente no movimento social,com destacada atuação no Legislativo pelo desempenho dos deputados federais, estaduais e dos vereadores, o PCdoB na Bahia ampliou a sua presença institucional no estado. Além de integrar o governo Wagner, ocupando duas secretarias e uma empresa pública, o PCdoB ampliou a sua participação no executivo municipal com o excepcional resultado do último pleito - a eleição de 18 prefeitos.

Os 63 nomes apresentados pelo Comitê Estadual serão submetidos à avaliação – e aprovação ou não - por meio de voto secreto, durante a Conferência Estadual do partido, dias 10 e 11 de outubro, em Salvador. Na última Conferência Estadual, em 2007, o PCdoB na Bahia promoveu significativa renovação da sua direção. Dessa vez, a expectativa é manter o processo de renovação e de continuidade de quadros com capacidade política e de direção tendo em vista os desafios políticos dos próximos dois anos.

No encontro, também ficou definida a lista preliminar com os 103 nomes da delegação que irá representar o estado na plenária final do 12º Congresso Nacional do PCdoB,em São Paulo, de 5 a 8 de novembro, que serão igualmente submetidos à votação na Conferência Estadual. Composta por dirigentes dos PCdoB de Salvador e municípios do interior, dos diversos setores em que o partido atua, a lista contempla uma parcela ampla da juventude e ultrapassa o mínimo dos 30% de mulheres. A novidade fica por conta da inclusão dos 18 prefeitos e alguns vices e vereadores eleitos no último pleito.

O plano da direção estadual é a intensificação da preparação do 12º Congresso com a mobilização de militantes e filiados para as conferências municipais e realização de debates e difusão das teses do 12º Congresso para segmentos fora do partido.

FONTE: Ascom do Deputado Daniel Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão